ISSO NO MÊS DE OUTUBRO. MAS OS NÚMEROS NÃO SÃO TÃO EXPRESSIVOS: 52 CONTRATAÇÕES A MAIS QUE AS DEMISSÕES
Os dados oficiais são do Caged (Ministério da Economia) e consideram apenas as movimentações relacionadas às CTPS (carteiras de trabalho) assinadas. No mês de outubro há um saldo positivo de 52 vagas a mais preenchidas, considerando a matemática de contratações e demissões.
ROTATIVIDADE OFICIAL
Para você ter ideia de como se comporta o mercado de trabalho em Lages (considerando apenas as carteiras de trabalho assinadas), nos 31 dias do mês de outubro foram feitas 1.547 contratações nos diversos setores da economia de Lages. E no mesmo período ocorreram 1.495 demissões. Daí o resultado positivo de 52 vagas a mais de empregos gerados.
ÚLTIMOS SEIS MESES DE LAGES
Maio: + 58 vagas
Junho: – 226 vagas
Julho: – 72 vagas
Agosto: – 107 vagas
Setembro: + 32 vagas
Outubro: + 52 vagas
Considerando o semestre de dados apurados pelo Caged (maio a outubro), Lages fechou 263 vagas a mais nos diversos setores da economia que as contratações no mesmo período. O saldo do ano é positivo em termos de vagas ofertadas porque o primeiro trimestre de 2023 foi positivo com a geração de 787 vagas a mais que as demissões entre janeiro e março deste ano.
POR SETOR EM OUTUBRO
A indústria tem aparecido como um dos setores que mais demite nos últimos meses. Em outubro foram fechadas 92 vagas com carteira de trabalho assinada nesse setor da economia. Os demais setores fecharam com mais contratações que demissões (comércio, serviços, construção civil) e o destaque foi o agronegócio que contratou 68 pessoas a mais que as demissões no décimo mês do ano.