Geral

Lages faz cavalgada farroupilha

FORAM PERCORRIDOS 35 KM NA REGIÃO DA COXILHA RICA. COMEMORAÇÕES TAMBÉM DO ANIVERSÁRIO DE NASCIMENTO DE ANITA GARIBALDI

Antes tarde que mais tarde. E a cidade que reivindica ser local de nascimento da Heroína de Dois Mundos colocou a tropa na estrada para comemorar a abertura das comemorações da Semana Farroupilha e os 202 anos de nascimento de Anita Garibaldi. A cavalgada aconteceu no sábado na região de Morrinhos – Coxilha Rica – com percurso de 25 km.

A trote e a galope enfrentando qualquer lonjura, os integrantes da cavalgada com as bandeiras de Lages e de Santa Catarina pelo trecho percorrido

A concentração e saída foi do pátio da Igreja de Morrinhos que é caminho entre Lages e a Coxilha Rica, com fazendas centenárias nas imediações como a do Tijolinho e São João

A coordenação ficou a cargo do empresário Eliziário Vieira, da Chácara Bom Jesus. O evento teve ainda como apoiadores: Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), Igreja Católica de Lages, Rota Rural Coxilha Rica, Cavalaria da Policia Militar de Santa Catarina, Lubi Móveis Rústicos, CTG Tauras da Serra, CTG Coxilha Rica e CTG de São Joaquim.

Fotos: Nilton Wollf

A HISTÓRIA DE ANITA E LAGES

Anita Garibaldi, segundo relatos de testemunhas que a conheceram (tradição oral), teria vivido sua infância, e bem provavelmente nascido em Morrinhos, na Coxilha Rica. Ana Maria de Jesus Ribeiro passou a se chamar Anita e recebeu este epíteto, depois de ter lutado ao lado de Giuseppe Garibaldi na Revolução Farroupilha (1835-1845) e nas batalhas pela unificação da Itália, a partir de 1849.

Os pais de Anita Garibaldi, Bento Ribeiro da Silva (Bentão) e Maria Antonia de Jesus Ferraz se casaram em 13 de junho de 1815, na Vila de Nossa Senhora dos Prazeres das Lagens, conforme registro paroquial da época. Dezessete meses depois, no dia 1º de novembro de 1816, em Laguna, batizaram a primeira filha de nome Felicidade. Depois nasceriam mais duas filhas do casal, Manuela e Ana Maria (Anita), sendo que destas não se têm informações oficiais do local exato de nascimento. 

P. S. Essa pesquisa acima é do jornalista Iran Rosa de Moraes

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *