COMITIVA COM PARTICIPAÇÃO DO PREFEITO DE ANITA GARIBALDI SEGUE EM ROTEIRO NA ITÁLIA. DE LAGES, NINGUÉM INTEGRA O GRUPO
Há uma semana (desde 10.03) uma comitiva integrada por representantes de cidades como Laguna, Mostardas, Imbituba, Sombrio, Balneário Gaivota, Anitápolis, Anita Garibaldi e Brusque percorre regiões italianas no projeto Anita Fidélis, promovido pelo Instituto Cultural Anita Garibaldi, de Laguna/SC. Esse projeto, celebrado com o Centro Studi Olim Flaminia, de Cesena, Itália, tem por finalidade transformar a catarinense Anita Garibaldi em um ícone mundial na luta pela igualdade feminina.
LIDERANÇAS ANITENSES
Aqui da Serra Catarinense são dois representantes presentes na caminha italiana desde 10 de março até a próxima sexta-feira, dia 24. Lá está o presidente da Câmara de Vereadores de Anita Garibaldi, Cláudio Pires e o prefeito do município João Cidinei da Silva. Ele informa, inclusive, que tem aproveitado a peregrinação para firmar alguns convênios de cooperação entre universidades de regiões visitadas e o município serrano de SC.
ROTEIRO DE VISITAS
Na chegada o grupo foi recepcionado em Roma por membros da Associazione Nazionale Veterani Reducci Garibaldini, presidida por Annita Garibaldi Jallet (bisneta de Anita) e pela embaixada brasileira na Itália. A delegação foi ao monumento de Anita no Monte Gianicolo, onde está sepultada a heroína. A comitiva também foi recebida por diversas autoridades italianas na Porta de San Pancrácio, junto à antiga muralha de Roma onde Anita lutou em defesa da República Romana. No Museu do Ressurgimento Italiano, tiveram oportunidade de visualizar acervo de objetos de uso pessoal de Giuseppe Garibaldi.
Uma ideia de recepção aos brasileiros no roteiro realizado na Itália
Prefeito João Cidinei (esquerda) com um dos convênios de cooperação que o município de Anita Garibaldi assinou durante a viagem à Itália
Recepção em Cesena, a cidade italiana com cerca de 100 mil habitantes onde está o Centro Studi Olim Flaminia
Aqui Annita Garibaldi Jallet, a bisneta de Anita Garibaldi na recepção aos brasileiros
LAGES FORA DA COMITIVA
Há uma pregação de que a Heroína dos Dois Mundo é nascida em Lages. Mas os estudos e documentos afastam tanto essa hipótese que nem em iniciativas como a descrita acima a cidade de Lages é integrada. A maior cidade da Serra Catarinense, na verdade, sempre tratou com certa indiferença a heroína, ao ponto de não termos uma estátua, uma praça, nem ao menos ou região de Lages com a denominação de Anita Garibaldi. Daí ser justo essa resposta à cidade com esse tratamento de indiferença quando se procura reverenciar e enaltecer a caminhada da heroína.