Geral

Lages gera 1.289 empregos em 2022

FORAM MAIS DE 300 VAGAS NO MÊS DE MAIO. BEM SUPERIOR ÀS 65 VAGAS GERADAS EM ABRIL. AS 1.289 VAGAS GERADAS CONSIDERAM OS NÚMEROS DOS PRIMEIROS CINCO MESES DO ANO

O semestre da economia lageana fecha nesta metade de semana, mas os dados finais dos primeiros seis meses do ano em relação à geração de empregos serão conhecidos somente no final de julho. Porém, os dados de maio foram divulgados nesta terça-feira, 28, dando noção de que aquela ‘recaída’ de abril com apenas 65 vagas geradas a mais que as demissões do período foi algo isolado na matemática mensal sobre ofertas de trabalho na cidade com carteiras assinadas.

OS DADOS DE MAIO

Depois das 65 vagas a mais no mês de abril, maio voltou a acelerar. Os 31 dias do mês somaram 310 vagas geradas a mais que as demissões ocorridas. Para se ter ideia, foram demitidas, desligadas de maneira oficial com ‘baixa na carteira’ um total de 1.646 pessoas no mês de maio. Mas no mesmo período um total de 1.956 pessoas conseguiram emprego com CTPS assinada. É o levantamento do CAGED/Ministério da Economia, que considera somente vagas formais. Significa que em maio, 310 pessoas que estavam desempregadas, viraram o mês com vínculo na Carteira de Trabalho.

MAIS DE 1.200 VAGAS NESTE ANO

Janeiro – 466 vagas

Fevereiro – 301 vagas

Março – 147 vagas

Abril – 65 vagas

Maio – 310 vagas

Total em 2022: 1.289 vagas geradas a mais que as demissões no período

Por setor da economia, podemos informar que em maio foram geradas vagas de trabalho nas seguintes áreas em Lages:

Agropecuária: 27 empregos

Construção Civil: 43 empregos

Indústria: 167 empregos

Serviços: 77 empregos

O patinho feio da geração de empregos no mês de maio em Lages foi o comércio. Apesar do dia das mães – o segundo melhor em vendas – as lojas ligadas ao comércio da cidade mais demitiram que contrataram. Foram 4 vagas fechadas a mais que as contratações feitas. Ocorreram 499 contratações no setor e 503 demissões.

ONDE ESTÃO AS VAGAS DE EMPREGOS EM LAGES?

Pela ordem de ocupação, abaixo o ranking dos setores que mais geram empregos formais (com carteira assinada) em Lages, segundo os dados oficiais do CAGED:

Prestação de Serviços: 15.229 empregos

Indústria: 11.702 empregos formais

Comércio: 10.864 empregos

IMPORTANTE – Os dados do CAGED não consideram a geração de empregos no setor público. Apenas naquelas áreas com CTPS assinada.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *