Geral

Reverência aos 80 anos do Correio Lageano

Como repórter e colunista fizemos parte de cinco dos oitenta anos do Jornal Correio Lageano. Na próxima segunda-feira, 21 de outubro, o principal jornal da Serra Catarinense e um dos mais tradicionais diários do Estado completa 80 anos de existência. A data foi lembrada nesta quinta-feira, 17, numa sessão solene na Câmara de Vereadores.

Uma história que merece aplausos com um auditório da Câmara repleto!

Colaboradores presentes acompanhando e trabalhando para noticiar o ato

Gente que de alguma forma faz parte do histórico e da história do Correio Lageano também presente

Eles que tocaram e tocam o legado do Seu Baggio: Isabel Baggio e Paulo Baggio com o proponente da sessão, Davide Moro.

Aqueles que protagonizaram a homenagem aos 80 anos de existência do Correio Lageano

DESDE 1939

A história do Correio Lageano começa no dia 21 de outubro de 1939. Trouxeram ao mundo aquele que se transformou na referência da informação impressa na Serra Catarinense os fundadores Almiro Lustosa Teixeira de Freitas, Indalécio Arruda e João Ribas Ramos. Sob esse comando, foi publicado semanalmente até 1951, quando passou a ser gerido por quatro jovens: José Paschoal Baggio, Edézio Neri Caon, Evilásio Neri Caon e Sirth de Aquino Nicolelli.

A PARTIR DE 1955

Com 16 anos de existência, o Correio Lageano passou a circular duas vezes na semana. Mais adiante, na década de 1960, eram três edições semanais. E ainda naquela década, mais exatamente em 8 de outubro de 1967 se tornou um jornal diário.

ROTATIVA EM 1990

O Correio Lageano passou por transformações aceleradas com a aquisição de uma impressora rotativa em 1990, em substituição ao off-set. Isso tornou o parque gráfico do periódico um dos mais modernos de Santa Catarina. José Paschoal Baggio capitaneou esse período.

TAMBÉM DIGITAL

Há 13 anos – desde 2006 – o Correio Lageano passou a operar também através de informações em tempo real, com conteúdo em seu portal, o clmais.com.br. Ainda apostando no impresso, desde 2012, o Correio Lageano passou a conter com suas páginas totalmente coloridas.

Na minha memória a boa convivência com Seu Baggio. Nessa imagem ele confere a impressão antes da distribuição

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *