PREFEITURA POSSUI UNIDADE ADEQUADA AO MODELO. MAS HÁ SILÊNCIO SE A REFERIDA ESCOLA SERÁ MANTIDA AOS MOLDES CÍVICO-MILITARES
Se em âmbito de rede estadual existe um movimento pela manutenção das escolas dentro do modelo cívico-militar, o mesmo não se visualiza em âmbito municipal em Lages. A escola professor Antônio Joaquim Henriques do bairro Centenário pertence à rede municipal e foi contemplada com o modelo pelo MEC. Mas desde que o Ministério da Educação anunciou a desativação do programa não houve manifestação pública da prefeitura de Lages sobre a manutenção ou não do modelo. As escolas cívico-militar precisam ter um orçamento diferenciado – se mantido pelos entes municipal ou estadual – porque requerem reforço de pessoal atuando.
Registro de 29 de junho do ano passado quando a escola municipal do bairro Centenário de Lages iniciou suas atividades dentro do modelo cívico-militar. E agora, com o fim do programa do MEC, como fica?
NOTÍCIA DA INSTALAÇÃO DO
MODELO CÍVICO-MILITAR EM LAGES
Quando da instalação do modelo cívico-militar na escola municipal Professor Antonio Joaquim Henriques foi informado que:
“O ato também apresentou os militares designados para atuação direta nas atividades na unidade de ensino e que tem o compromisso de apoiar a organização da rotina escolar, no desenvolvimento de atividades cívicas, na redução do abandono e evasão, bem como na diminuição da violência escolar. Sendo os seguintes militares: Tenente Coronel Tostenes Costa Lobo; Capitão Paulo Deon Coelho; Segundo Sargento Antonio Claudio Ribeiro e Segundo Sargento Paulo César Ribeiro de Souza. Os militares designados serão apoio no acolhimento e organização dos estudantes nas entradas e saídas dos turnos, nos intervalos das atividades, além disso, colaborarão em projetos educativos extraclasses e na busca ativa dos estudantes”.
EM ÂMBITO DE ESTADO…
Embora Deputado Estadual não tenha poder de aprovar projeto que implique em aumento de gasto ao Executivo, os parlamentares podem viabilizar anteprojetos e buscarem a parceria com o Governo do Estado para que suas iniciativas se tornem realidade. Nesse sentido, o deputado Lucas Neves elaborou um anteprojeto para a manutenção das escolas cívico-militares na rede estadual (o Estado pode fazer parceria também com municípios). Como Jorginho Mello já acenou pela manutenção do modelo em Santa Catarina, Lucas esteve com o governador apresentando o anteprojeto e reforçando o apoio à iniciativa.
Governador Jorginho no estilo fale que eu te escuto, ouvindo Lucas Neves cujo anteprojeto para manter as escolas cívico-militar foi apresentado. Jorginho já declarou que pretende manter o modelo em SC
***
Abaixo conteúdo publicitário
MORE BEM OU UM BOM INVESTIMENTO:
RESIDENCIAL BÉRGAMO. PERTO DE TUDO!
Na Avenida Papa João XXIII você pode conferir in loco a evolução das obras do Residencial Bérgamo. Tudo com a qualidade padrão Construtora Terra Engenharia!
Visite o portal da Construtora Terra e confira!
Registro de Incorporação: R3/41196