É O PRIMEIRO CASO DIAGNOSTICADO NA CIDADE EM UM PACIENTE DE 38 ANOS. LAGES TEM OUTROS DOIS CASOS SUSPEITOS
Paciente de 38 anos apresentando sintomas de monkeypox (varíola dos macacos) procurou atendimento na rede privada de saúde de Lages. Foi orientado a se dirigir à UBS do bairro onde reside, seguindo o protocolo, para coleta de material e realização de exames. Após enviou ao Lacen em Florianópolis e análise devido, veio o resultado confirmando o primeiro caso de pessoa contaminada com a varíola dos macacos em Lages.
PROTOCOLO
O paciente não precisou ser internado e técnicos da Vigilância Epidemiológica o monitoram 24 horas por dia. Ainda foi feito levantamento de dados sobre o ambiente que o paciente conviveu, inclusive identificando as pessoas com quem ele teve contato para monitoramento. Lages tem outros dois casos suspeitos sendo monitorados e mais 19 pessoas fizeram exames e obtiveram diagnóstico negativo para a doença.
DO QUE ESTAMOS FALANDO?
A varíola dos macacos é transmitida pelo vírus monkeypox, sendo considerada uma zoonose viral pertencente à mesma família dos transmissores da varíola humana. Erupções na pele, febre, dor de cabeça e musculares, calafrios, exaustão e ínguas estão entre os sintomas. A transmissão se dá por compartilhamento de objetos de pessoas contaminadas e também por secreções respiratórias.
Secretaria de Saúde de Lages expediu nota no início da noite de sábado confirmando que a varíola dos macacos já está presente na cidade. Pelo menos um caso já deu positivo para a doença