Geral

Eleição: Lages tem duas ‘federação’

E AS DUAS FEDERAÇÕES DEVEM LANÇAR MULHERES COMO CANDIDATAS A PREFEITA NO PLEITO DESTE ANO

Não existe mais coligação em eleição proporcional (vereador e deputado). Mas existe federação. Significa que partidos federados podem formar a mesma chapa para concorrer à Câmara Municipal na eleição deste ano. Exemplo prático disso é o PSDB e Cidadania em Lages. Os dois partidos podem lançar juntos, 17 nomes para concorrer a vereador. E os mais votados, considerando aqueles cálculos diversos, elegem-se.

PORTANTO

Juntos, tucanos e cidadônicos, poderão rumar unidos na disputa eleitoral ao legislativo lageano. Mas em termos de federação, não estarão sozinhos na paróquia. PT, PV e PC do B formam outra federação. As siglas de esquerda podem montar um único time. A título de exemplo: 10 candidatos do PT a vereador, outros cinco do PV e mais 2 do PC do B e, juntos, disputarem a eleição ao legislativo, elegendo os mais votados, considerando os cálculos e a votação das outras siglas.

CANDIDATURAS À PREFEITURA

As federações citadas acima devem ter mulheres candidatas a prefeita de Lages. Carmen Zanotto é a pré-candata do Cidadania. E a advogada Cláudia Bratti é o nome pretendido pela federação que reúne PT/PV e PC do B. Tais federações, no caso os partidos de esquerda e ainda PSDB e Cidadania, para a disputa majoritária, podem ter, agregados, outras siglas porque coligações à prefeito (a) continua valendo.

Mirando aqueles 32.000 eleitores lageanos que votaram em Lula, os partidos de esquerda ensaiam a pré-candidatura de Cláudia Bratti que inclusive concorreu a deputada Estadual no pleito de 2022

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *