HOSPITAL FOI HABILITADO COM CUSTEIO PELO GOVERNO DO ESTADO ATÉ SAIR A HABILITAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE
A lógica é exatamente aquela anunciada: a trombectomia mecânica reduz as taxas de mortalidade, o tempo de internação e dá mais chances para a boa recuperação no pós-AVC grave. E Lages passa a ter um hospital credenciado com o Estado (importante frisar isso), para a realização do procedimento.
O protocolo de credenciamento foi assinado nesta primeira segunda-feira de fevereiro pela secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, gestores do Hospital Nossa Senhora dos Prazeres e autoridades do município de Lages como o prefeito Antonio Ceron e o secretário Claiton Camargo de Souza:
OS PASSOS PARA VIABILIZAÇÃO
Secretária Carmen Zanotto detalhou que:
“Desde a Festa do Pinhão estamos encaminhando esse credenciamento. Viemos aqui à noite, à luz de celulares conferir a obra (de ampliação) quando, com o governador (Jorginho) e os gestores do hospital, discutimos a importância desse procedimento. Trabalhamos muito em Brasília. Brasília criou o código e nós vamos fazer o pagamento (dos procedimentos) até uma habilitação federal”.
GRATUITO AO PACIENTE
“Não vai ter custo porque a janela, ou seja, entre o diagnóstico e a realização do procedimento o tempo é muito curto. Então, a gente ter esse procedimento nas diferentes regiões do Estado significa salvar vidas e reduzir sequelas. Têm pacientes que passam pelo procedimento (ao serem acometidos de AVC) e não ficam com nenhuma sequela”.