Geral

Lages tem quantos leitos para Covid-19?

Preocupação das preocupações dos gestores públicos se chama leitos de internamento hospitalar, especialmente UTI. É que a angústia recai sobre exemplos vindos da Europa onde países, estados e cidades não conseguiram estrutura hospitalar suficiente para atender a demanda de pacientes acometidos pelo novo coronavírus. Daí nisso que repousa a angústia em prefeitos e no governador Carlos Moisés.

HOSPITAL TEREZA RAMOS

AMPLIOU LEITOS DE UTI?

Há uma desinformação sobre a questão da estrutura de UTI do Hospital Tereza Ramos. Ali existiam até o ano passado 10 leitos de UTI adulto e outros 8 de UTI Neonatal. Com o advento da pandemia, a chamada ala dos queimados foi convertida em UTI para atender pacientes com Covid-19. Foram adaptadas e viabilizadas, portanto, mais 9 leitos.

AINDA SOBRE ESSES LEITOS

E esses nove leitos de UTI foram credenciados junto ao Ministério da Saúde que custeia R$ 1.600,00 diariamente para sua ocupação. Logo, o Estado ampliou os leitos de UTI e irá ampliar ainda mais com a nova ala em funcionamento – se Deus quiser – em meados de maio, com mais 28 leitos.

Apenas a título de esclarecimento, sem gerar polêmica porque a essas alturas todos estão do mesmo lado, mas observe-se que em dezembro do ano passado e fevereiro deste ano não existia UTI Covid-19, naturalmente. A partir de abril começa aparecer no sistema a estrutura que foi viabilizada na chamada ala dos queimados do Tereza Ramos (a ala foi transferida para outro espaço que estava ocioso)

ASSIM

Dá para informar que o Hospital Tereza Ramos atualmente conta com 27 leitos de UTI, sendo 10 adultos (para casos diversos), 9 leitos para Covid-19 e outros 8 leitos para recém nascidos.

ESTRUTURA HOSPITALAR

COMPLETA EM LAGES

Essa relação responda a indagação sobre quantos leitos existem na rede hospitalar de Lages. São 44 exclusivamente para Covid-19 em UTI nos três hospitais e outros 140 leitos para atendimentos diversos a pessoas que tiverem diagnóstico do novo coronavírus. Naturalmente são estruturas hospitalares que atendem regionalmente e não apenas pacientes de Lages.

P. S.

Nesses dados do gráfico acima não estão as UTI exclusivamente para recém nascidos no hospital Tereza Ramos. Da mesma forma não constam aí as outras 28 unidades de tratamento intensivo previstas para entrar em operação na nova ala do Tereza Ramos em meados de maio.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *