Geral

Lages: Última semana do ano sem UTI

CIDADE REGISTROU MÉDIA DE 35 CASOS DE COVID-19 POR DIA EM 2020

Foi exatamente num sábado, 21 de março, que veio a notícia:

“A Prefeitura de Lages comunica oficialmente às 21h45min deste sábado, dia 21 de março de 2020, o primeiro caso confirmado de coronavírus na cidade. Por questões de ética profissional e preservação à privacidade do paciente, nenhuma informação será repassada sobre sexo, identidade, endereço ou circunstância em que o vírus foi contraído”.

DEPOIS DISSO…

A identidade da paciente acima foi revelada, assim como o fato de ter sido contaminada em viagem. Depois veio a transmissão comunitária e, desde 21 de março, são 282 dias até a noite deste domingo, 27 de dezembro. A média de 35,33 casos por dia e um total de 9.965 pessoas contaminadas (a ampla maioria recuperada).

UMA MORTE A CADA 42 HORAS

A matemática mais lamentável da doença é relacionada ao número de mortes. Fechamos 161 vidas perdidas até este domingo. Infelizmente, a cada 42 horas, uma pessoa residente em Lages morreu de Covid-19.

Além do lamentável número de mortos, o que preocupa é esse percentual de ocupação de UTI em Lages. São 787 pessoas com a doença ativa e em isolamento residencial. Porém, algumas com o estado de saúde agravado, ocupam a totalidade de leitos de UTI disponíveis na cidade.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *