DEPOIS DE UM AGOSTO NO VERMELHO, SETEMBRO REGISTROU A GERAÇÃO DE 174 VAGAS DE TRABALHO A MAIS QUE AS DEMISSÕES NAQUELE MÊS
Depois de um mês de maio prá lá de positivo com 306 vagas de emprego a mais que as demissões, a economia de Lages enfrentou um trimestre bem complicado. Entre junho, julho e agosto foram fechadas 164 vagas. Essa quantia se chega contabilizando contratações e demissões nesses três meses nos diversos setores da economia de Lages.
ENTRETANTO
Os dados oficiais apontam que a urucubaca passou. Pelo menos se considerarmos os números de setembro. Foram 174 vagas a mais que as demissões. Em números exatos, os diversos setores da economia registraram 1.630 demissões (baixas na carteira) nos 30 dias de setembro. Mas foram 1.804 contratações, fazendo chegar a esse dado positivo de 174 vagas de trabalho geradas.
SALDO DOS NOVE MESES
Pelos dados, apesar de dois meses fechando negativo, o saldo de empregos gerados neste ano é absolutamente positivo. Entre janeiro e setembro, Lages gerou 1.365 vagas de trabalho a mais que as demissões ocorridas nos primeiros nove meses do ano. Considerando os últimos 12 meses, o somatório positivo chega a 1.470 vagas geradas.
ONDE SE EMPREGOU MAIS
No mês de setembro, setores como agronegócios e indústria mais demitiram que contrataram em Lages. Mas os segmentos do comércio e prestação de serviços geraram 246 vagas de trabalho a mais que as demissões naqueles 30 dias do nono mês do ano.
Os dados oficiais são do CAGED e consideram apenas contratações e demissões de trabalhadores com carteira (CTPS)