CIDADE TAMBÉM MANTÉM ACIMA DOS 100, O NÚMERO DE PESSOAS COM A DOENÇA ATIVA
Era 5 de abril, terça-feira, quando se alterou pela última vez o número de óbitos por Covid-19 no boletim oficial da Secretaria de Saúde de Lages. Chagávamos então a 586 vidas perdidas desde o início da pandemia. No documento oficial compartilhado neste 20 de abril, o número se mortes se elevou para 587.
CASOS ATIVOS EM LAGES
Lá no começo de abril estávamos nos aproximando dos 100 casos de pessoas com a doença ativa. Eram 114 no dia 5 de abril, numa sequência de redução, evidenciando um cenário mais tranquilo. Nesse intervalo de duas semanas, as 114 pessoas que estavam isoladas por causa do diagnóstico positivo superaram a doença. Entretanto, outros 146 pacientes fizeram exames, a partir de sintomas, e foram positivados.
COMO ESTÁ A VACINAÇÃO?
A cruzada da vacinação segue com o número de doses aplicadas em Lages chegando a expressivas 336.891 aplicações. O que se observa, no entanto, que a busca pela terceira dose nas diversas faixas, está baixa: 51% do público alvo foi atrás do complemento da imunização.
SOBRE A VACINA EM CRIANÇAS
Pelos dados atualizados, Lages não chegou a 50% do público abaixo dos 12 anos. São 6.955 crianças de 5 a 11 anos que receberam a primeira dose. Isso equivale a 47% do quantitativo previsto a ser imunizado. Lages não deve chegar a 50% de crianças na idade citada com a vacina contra a Covid-19 aplicada.
Secretaria da Saúde de Lages recorreu a várias estratégias de chamamento ao público infantil para a aplicação da imunização, mas por opção dos pais e responsáveis, a maioria das crianças lageanas não acessou a dose contra a Covid-19