MAIS CINCO CADEIRAS SERIAM CRIADAS NO LEGISLATIVO LAGEANO A SEREM PREENCHIDAS NA ELEIÇÃO DE 2024
O argumento é de que o Censo aponta essa possibilidade dentro da mais absoluta legalidade. Outra justificativa seria a ‘ampliação do debate’. E por conta disso, há um movimento discreto – mas não secreto – nos porões do legislativo lageano, aguardando-se o momento oportuno para a providência. A ideia é criar mais cinco vagas, passando das atuais 16 cadeiras para 21. Não se fala em alterar remuneração (na casa dos R$ 10 mil mensais bruto por vereador).
ATÉ QUANDO PODE SER FEITA A
ALTERAÇÃO NO NÚMERO DE VAGAS?
O entendimento acima pesquisamos de uma atualização em agosto deste ano. Mas se refere a uma interpretação a pleitos pretéritos. As convenções partidárias têm data limite em 5 de agosto. Logo, esse também seria o prazo para o legislativo alterar a lei orgânica e aumentar o número de vagas na Câmara.
OSCILAÇÕES NO NÚMERO DE
VAGAS NA CÂMARA DE LAGES
2000 – 21 vagas
2004 – 12 vagas
2008 – 12 vagas
2012 – 19 vagas
2016 – 16 vagas
2024 – ?? vagas
Em 1947 foi formada a primeira legislatura da Câmara de Lages com 13 vereadores. Antes de formar no predinho do Sindicado dos Comerciários (foto acima), os vereadores trabalhavam no último andar do prédio existente dentro da prefeitura de Lages.
A legislatura desse registro compreende o período entre 1989 e 1992. Desse grupo alguns daqueles vereadores já faleceram. Outros estão aposentados de seus afazeres. E poucos seguem na ativa da política local. Na época quando do registro acima presidia a Câmara de Vereadores o radialista Manoel Correa, o Maneca.