FORAM 324 PESSOAS SUBMETIDAS A PROCEDIMENTOS. PACIENTES AGUARDAVAM NA FILA DESDE 2020
Seguindo a ação do Governo do Estado em dar andamento nas consultas, exames e cirurgias eletivas, o Hospital Nossa Senhora dos Prazeres atendeu 324 pacientes que aguardavam na fila por cateterismo. A demanda reprimida deste 2020 foi zerada neste mês.
O exame é feito de forma ambulatorial na unidade e o paciente não precisa ficar internado. O procedimento serve para diagnosticar e tratar doenças cardíacas, por meio da introdução de um cateter, que é um tubo flexível extremamente fino e longo, na artéria do braço ou da perna do indivíduo, que será conduzido até o coração.
FUMO E DOENÇA CORONARIANA
A secretária de Estado da Saúde destacou o compromisso do hospital lageano em atender os pacientes da região. “Nossa missão é aliviar o sofrimento das pessoas”, cita Carmen Zanotto. Esses exames são de fundamental importância na vida de cada um dos pacientes porque permitem adequar o tipo de tratamento necessário. Claudio Vasques de Moraes, hemodinamicista e diretor técnico da Cardiolages explica que a prevalência do tabagismo é bastante alta na região serrana e que o hábito de fumar está diretamente ligado à doença coronariana.
O Hospital Nossa Senhora do Prazeres atende a população dos 18 municípios que fazem parte da Amures. A unidade possui atendimento de urgência e emergência 24 horas por dia e presta mais de 80% de seus serviços pelo SUS.
Conteudo: Jornalista Josiane Ribeiro
Fotos: Marcos Heitor de Carvalho