Geral

Lixo: Licitação será lançada em agosto

PREFEITURA DE LAGES TEM SEIS MESES PARA CONTRATAR EMPRESA PARA SERVIÇO DE COLETA

Oscila entre ruim e péssimo o trabalho de coleta de lixo em curso na cidade de Lages. A empresa CTA que foi contrata em caráter emergencial peca talvez por desconhecer a cidade, demanda de serviços e até pela estrutura disponível.

E…

Se a antiga Serrana (empresa que não existe mais e que é olho do furacão do escândalo do lixo) possuía frota de pelo menos uma dúzia de caminhões e pessoal para garantir a logística, a CTA começou com cinco caminhões, estragou um e agora seriam seis veículos para esse trabalho. Nada que atenda a necessidade, gerando reclamações generalizadas.

GESTÃO

As críticas por esse desarranjo dos serviços essenciais vão especialmente ao prefeito em exercício, Juliano Polese, que não teria conseguido liderar a equipe para uma boa gestão da transição. A Prefeitura, por sinal, adotou a estratégia avestruz, como se estivesse deixando as coisas se resolverem ‘ao natural’ sem exteriorizar informação de providências. Não há qualquer notícia oficial sobre essa situação enfrentada pela população.

A PROVIDÊNCIA EM CURSO

Como o contrato que a CTA opera é emergencial, a Semasa já está providenciando a licitação que escolherá ainda neste ano a operadora definitiva do sistema de coleta, transporte e destinação. “Precisamos da revisão do Termo de Referência para podermos publicar a licitação para os serviços de coleta do lixo, considerando que estamos em contrato emergencial com as três empresas”, explica a secretária Taíse Paeze justificando a contratação de uma equipe técnica da Unesc para refazer o edital, atualizando dados e evitando qualquer amarra no documento.

Equipes da Unesc e Semasa costurando detalhes técnicos do futuro edital de licitação para a coleta de lixo de Lages que deve ser lançado em agosto para contratar empresa até o final do ano

RESPONSABILIDADE DA CTA

Embora a nova Serrana Engenharia que agora se chama Versa siga operando em Lages com a contratação de contentores para depósito de lixo, não cabe à empresa a coleta desses recipientes. É a própria CTA que deve fazer a coleta do lixo dos contentores. A Versa está ganhando somente para disponibilizar as estruturas que já estavam na cidade no contrato anterior e suspeito da Serrana.

Isso que está posto nas ruas e avenidas é tarefa da CTA a coleta. A Versa venceu a licitação para disponibilizar tais contentores. Ou seja, a CTA não está dando conta da coleta e nem da manutenção desses pequenos containers. Mas não tem volta. É preciso que a Prefeitura de Lages cobre eficiência da empresa que está na cidade em caráter emergencial porque, pelo menos por 6 meses é a CTA que ‘cuidará da coleta’.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *