HÁ 30 DIAS A FRUTA VEM SENDO COLHIDA E SOLENIDADE EM SÃO JOAQUIM MARCA ESSE PERÍODO
Desde o final de janeiro os produtores têm colhido a variedade Gala dos pomares em São Joaquim. Essa variedade amadurece mais cedo – bem antes que a Fuji – e precisa ser retirada de imediato dos pomares para ‘não passar do ponto’. Há até um produto que ajuda a retardar o amadurecimento, mas boa parte dos produtores não recorre à técnica optando pela colheita entre os meses de fevereiro e primeira quinzena de março.
ATO SIMBÓLICO
Mesmo com a colheita em andamento, um ato simbólico marcou esse encaminhamento no município que mais produz maçã no Brasil. São Joaquim colocará no mercado cerca de 400 mil toneladas neste ano, mais de 1/3 da safra nacional. No ato festivo tendo o prefeito Giovane Nunes – que também é produtor de maçã – como anfitriã, até a governadora em exercício Marilisa Boehm, foi para o pomar participar da programação dosábado.
Todos com a variedade Gala na mão, prefeito Giovani com as deputadas Carmen Zanotto e Paulinha, além da governadora Marilisa Boehm durante a abertura simbólica da colheita
Parlamentares como Cobalchini (esquerda) e Camilo Martins pegaram carona na agenda de Marilisa Boehm e frequentaram São Joaquim juntamente com outras autoridades
NÚMEROS DE SÃO JOAQUIM
O maior produtor de maçã do Brasil tem 2.600 proprietários rurais com pomares. A maior parte desses é pequeno produtor que ajuda a formar uma área de 14 mil hectares plantada. Para traduzir esse quantitativo, estamos falando do equivalente a 140 milhões de campo cobertos com pomares. O preço praticado ao produtor rural (na maçã entregue no pomar ou na empacotadora/distribuidora) é variável, dependendo do tipo da fruta. A maçã categoria um (CAT01) é quem a maior valorização na faixa de R$ 1.200,00 o BIM (caixa com peso médico de 400 kg).
Essa presença de lideranças políticas em um ato simbólico se constitui uma forma que a ABPM (entidade que representa os produtores) e outras estruturas de fomento à produção de maçã apresentem a atividade e na hora de se buscar políticas públicas de incentivo, tenham em tais pessoas o apoio.
Fotos: Ricardo Trida/Secom