Geral

‘MAE’ monitora Covid-19 em SC

TRATA-SE DE UMA NOVA FERRAMENTA QUE SUBSTITUI O MAPA DE RISCO E QUE PERMITE ACESSAR DADOS QUE AJUDAM NA TOMADA DE DECISÕES SOBRE MEDIDAS

O fim do mapa de risco que alertava e informava sobre as situações mais gritantes relacionadas à incidência da Covid-19 em Santa Catarina fez a Secretaria de Estado da Saúde adotar uma outra ferramenta de monitoramento. Trata-se da MAE – Matriz de Alerta Epidemiológico. “Esta nova ferramenta foi elaborada para auxiliar a sociedade catarinense a decidir quais medidas de prevenção devem ser tomadas com base nos dados mais recentes”, aponta a informação sobre o assunto.

CRITÉRIOS ADOTADOS

Os níveis de alerta podem ser baixo, médio ou alto. Eles serão determinados por meio da observação de casos de Covid-19 e de hospitalização por Covid-19. Também pelas coberturas vacinais do esquema primário (duas doses ou dose única) para a população vacinável (a partir dos 5 anos de idade), e da dose de reforço (para a população a partir de 18 anos) das vacinas contra a Covid-19. Tudo observado por município de residência.

Taxa de incidência de Covid-19 por 100 mil habitantes na semana:

Alto (vermelho) – acima de 200 casos por 100 mil habitantes – 3 municípios

Médio (amarelo) – entre 100 e 200 casos por 100 mil habitantes – 7 municípios

Baixo (verde) – abaixo de 100 casos por 100 mil habitantes – 285 municípios

VACINAÇÃO ESQUEMA PRIMÁRIO COMPLETO

Cobertura vacinal (%)  do esquema primário completo (duas doses ou dose única) de vacinas Covid-19 na população vacinável (a partir dos 5 anos de idade) por município de residência:

Alto (verde) – acima de 85% (183 municípios)

Médio (amarelo) – entre 60% e 85% (109 municípios)

Baixo (vermelho) – abaixo de 60% (3 municípios)

INTERPRETANDO

Pelo mapa acima, dos municípios da Amures, apenas Bom Jardim, Urubici, Otacílio Costa, Palmeira e Ponte Alta (todos na cor amarela) têm cobertura vacinal primária inferior a 85%. Todos os demais têm abrangência vacinal contra a Covid-19 nas faixas etárias correspondentes, superior a esse índice de 85%.

EM TEMPO

A MAE – Matriz de Alerta Epidemiológico é composta ainda por outros mapas ilustrativas que apresentam em detalhes o controle da incidência da Covid-19 nestes tempos onde a pandemia está absolutamente sob controle em Santa Catarina.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *