DADOS SE REFEREM A PONTE ALTA. OUTRAS CIDADES DA SERRA TAMBÉM REGISTRAM CHUVA MUITO ACIMA DA MÉDIA PARA NOVEMBRO
Discretos 166 milímetros de chuva. Essa é a média de novembro em Lages. Quantia que foi ultrapassada numa semana em que se confirmou previsões de chuva acima da média. E não apenas na maior cidade da Serra Catarinense. No início da noite da sexta-feira, 17, a Defesa Civil de Santa Catarina apontou Ponte Alta como a cidade da Amures com a maior precipitação pluviométrica da Amures. No município, foram mais de 200 milímetros de chuva em 48 horas.
Entre o início da noite do feriado de 15 de novembro e o final da tarde da sexta-feira, 17, foram quase 220 milímetros de chuva em Ponte Alta. Vargem foi outro município da região que apresentou acumulado superior a 200 milímetros, assim como Curitibanos
CHUVA FORA DA CURVA
NO ALTO VALE DO ITAJAÍ
O acumulado em 72 horas de chuva em Santa Catarina, por município, aponta uma situação que beira o insustentável no Alto Vale do Itajaí. Pelos dados oficiais da Defesa Civil de Santa Catarina, choveu mais que o dobro no intervalo de três dias que a quantidade esperada para o mês de novembro inteiro. Observa o volume em alguns municípios, com dados atualizados na manhã do sábado, 18:
Agrolândia – 339.5 mm
Aurora – 333.1 mm
Trombudo Central – 320.7 mm
Ituporanga – 316.0 mm
Com o Secretário da Defesa Civil, Coronel Armando, Secretária da Saúde, Carmen Zanotto e da Comunicação, João Debiasi, o governador Jorginho passou parte da manhã de sábado analisando os dados das chuvas no Estado. Foram liberados kits humanitários para cidades afetadas, visando ajudar as pessoas atingidas pelas chuvas dos últimos dias.