Geral

Marcius: Projeto Xô 5G repercute no Brasil

Embora o deputado Nilso Berlanda tenha se desgrudado do projeto, sua assinatura na iniciativa de barrar testes e operacionalização da tecnologia 5G em Santa Catarina resulta nas manchetes nacionais que apontam ‘deputados querem proibir 5G‘. Assunto foi um dos mais comentados no noticiário tecnológico nesta terça-feira, 23. No portal UOL Tecnologia, por exemplo, a referência é de que os parlamentares se basearam numa fake news para embasar e argumentar contra a tecnologia.

SEGUNDO O UOL

“Os vídeos atestaram incorretamente que testes de 5G teriam causado a morte de centenas de pássaros na Holanda. O boato já foi desmentido por sites como wired, snopes e BBC“. Ainda de acordo com a publicação especializada, os argumentos contidos no projeto são ilustrados também por uma farse atribuída a Albert Einstein: “Se as abelhas desaparecerem da face da terra, a humanidade teria apenas quatro anos de existência”. Diz o UOL que tal frase, analisada pelo site quote investigator, nunca teria sido dita por Einstein em sua vida.

Reportagem no Jornal da Globo, inclusive ouvindo Marcius Machado, tratou o projeto como baseado em fake news.

SOBRE O TEMA

Setores de tecnologia de Lages, a terra natal do deputado, não se pronunciaram sobre o projeto. Órion Parque, referência tecnológica e de inovação em Lages, não emitiu qualquer ponderação sobre o risco (ou a inovação) do projeto. O pessoal do Órion já deve saber do que se trata a tecnologia de quinta geração que representa o 5G.

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *