CÂMARA APROVOU A INCLUSÃO DO PRÉDIO DO MARROCOS
Precisamos deixar bem claro que se constitui patrimônio histórico municipal e não bem tombado. Isso mesmo. Essa é a definição para uma lista restrita de construções que se constituem esse patrimônio. Dois desses patrimônios foram suprimidos, a partir de alteração da Lei Orgânica. Um deles a gente sabe que é o antigo Colégio Aristiliano Ramos. E neste ano, uma 12.º edificação foi incorporada à lista de bens que se constituem patrimônio histórico municipal, no caso o prédio do Cine Marrocos, de construção inaugurada há 54 anos.
INCLUSIVE
Essa inclusão do prédio do Marrocos como patrimônio histórico municipal (e não bem tombado) atende uma orientação do Ministério Público e, antes da providência de votação na Câmara, o empresário Mário Leopoldo dos Santos (Mário Pintado) e integrantes da família foram devidamente informados a respeito da providência.
OS 12 PATRIMÔNIOS DE LAGES
Edificação da Igreja Presbiteriana
Prédio da antiga Cúria Diocesana
Prédio da Catedral Diocesana
Estrutura do Mercado Público
Colégio Vidal Ramos (Rosa)
Prédio da Empasc (Epagri)
Prédio do antigo Fórum
Prédio da Prefeitura
Igrejinha São José
Teatro Marajoara
Cine Marrocos
Cacimba
Prédio levantado na década de 1960 na época de ouro do cinema e de espetáculos passa a integrar a lista restrita dos 12 patrimônios históricos municipais de Lages com inclusão na Lei Orgânica Municipal
0 Prédio antigo da Mitra Diocesana como as demais casas antigas próximo ao Bradesco estão com a vida contada para ir ao chão. A Mitra em frente a casa do Bispo hoje cúria já está indo para o chão. Lages não tem a cultura de preservar. Quando o dono sabe que a Prefeitua quer tombar anoitece e amanhece no chão.