60% DO MEL DE MELATO DE BRACATINGA É PRODUZIDO AQUI NA SERRA CATARINENSE. POR ISSO, O PRODUTO AGORA TEM IG
Ele iniciou a atividade na apicultura na década de 1980. Atualmente produz em 19 áreas, sendo 17 delas arrendadas e todas aqui na Serra Catarinense. Trata-se de Alceu Perão que transformou o gosto pela atividade numa fonte de renda, com um produto exclusivo. Trata-se do mel de melato de bracatinga. As abelhas recorrem à flor da bracatinga para tornar possível um produto único no mundo.
IDENTIFICAÇÃO GEOGRÁGICA
O Selo Arte do mel produzido pela família Perão permitiu comercializar o produto para qualquer parte do Brasil. A partir das características próprias, partiu-se em busca de outro selo: IG – Indicação Geográfica. A inscrição como o mel de melato de bracatinga com IG número 01 foi expedido. “É o resultado de muitos anos de trabalho, e o esforço foi compensado”, confirma Perão.
O pedido de registro de Indicação Geográfica foi feito junto à Federação das Associações de Apicultores de Santa Catarina (Faasc). Para alcançar o objetivo, José Alceu obteve a parceria das federações de apicultores do Rio Grande do Sul (Fargs) e do Paraná (Fepa). Durante o processo teve participação da Epagri, Sebrae, Ministério da Agricultura, Cidasc e UFSC.
UM APELO DO PERÃO
Alceu Perão ressalta a preocupação com a pouca quantidade da bracatinga na região, e fez o apelo para que as mudas de bracatinga sejam produzidas e plantadas para que ela não se extinga. A preocupação se deve ao fato de que a planta está diminuindo a cada ano que passa.
Alceu Perão produz, dependendo das condições climáticas, até 15 toneladas de mel por ano. A marca que detém o IG é dos Apiários São Braz, comercializado inclusive aqui na Serra Catarinense
Aqui pai e filho apresentam o registro exclusivo. Alceu e o filho Marcelo Perão mostram o selo que identifica o mel dos Apiários São Braz