SITUAÇÃO GERA PEDIDO DE PROVIDÊNCIAS À ÁREA DE PLANEJAMENTO E MOBILIDADE DA PREFEITURA
Tem sido recorrente no programa A Hora da Corneta da Clube FM 98,3 ponderações de usuários de vias como a rua Campos Sales. Ocorre que essa via recebeu revitalização, com asfalto novo e implantação de calçadas. Porém, considerando o fluxo de veículos – e inclusive caminhões carregados que cortam caminho entre a Avenida Presidente Vargas e BR-282 – a via se tornou demasiadamente estreita.
A SITUAÇÃO POSTA
Segundo os relatos – e uma conferência in loco confirma isso – com os 9,60 metros de largura, em se estacionamento veículos nos dois lados da rua Campos Sales não sobra espaço na pista de rolamento mais dois veículos transitar em sentido oposto. Mas os próprios usuários têm a sugestão de solução: a proibição de estacionamento em um dos lados da via, para dar essa fluidez no trânsito.
SOBRE O ESTREITAMENTO
A sensação de rua mais estreita, visualizada na Campos Sales, deve-se à definição e execução do projeto exatamente nas medidas previstas de 9,60 metros de largura com as calçadas definidas, inclusive algumas mais largas que o padrão. Não há nada que possa ser feito para alargar a via. Mas há obra em andamento onde chama a atenção que o projeto elaborado estreitou a via – para que a pavimentação custe menos – e que poderia ser feito algo mais amplo. Exemplo disso está na rua Irmão Joaquim, ligação entre a BR-282 e a rua 31 de março no bairro Guarujá.
Essa via, cuja obra de pavimentação vai tomando forma, está sendo pavimentada no padrão de 9,60 metros de largura. Entretanto, há espaço que permitiria uma largura maior, até porque, a tendência é uma utilização de forma mais intensa na ligação da BR-282 com bairros como Guarujá, Tributo, Vila Esperança e Cristal.