PIONEIRO NA PRODUÇÃO DE GRÃOS EM LONGA ESCALA, OSVALDO UNCINI VEIO DE PASSO FUNDO PARA LAGES EM 1962
Quando os campos de Lages eram cobertos por criação de gado, um gaúcho de Passo Fundo colocou na cabeça que a produção de grãos era alternativa para esta vasta região. Depois de chegar a Lages em 1962 e trabalhar como motorista até 1969, Osvaldo Uncini focou na produção agrícola. Produzia arroz irrigado, soja, milho e trigo. Era apaixonado pela agricultura e dela retirava os melhores índices de produtividade da Serra Catarinense. Para tanto, investiga em tecnologia.
FALECIMENTO NO ÚLTIMO DIA DE MAIO DE 2023
E foi esse investimento em tecnologia que lhe tirou a vida. Um acidente com uma colheitadeira na tarde da 31 de maio acabou levando-o a óbito. Tristeza sem fim para familiares, parentes e amigos. Lages perdia o cidadão lageano (título que recebeu em 2010), referência na produção agrícola. Ele tinha 78 anos, completados no dia 08 de janeiro e deixa um legado de crença naquela máxima lá dos tempos do descobrimento do Brasil de que, em se plantando, tudo dá.
O investimento em tecnologia de onda retirava de suas lavouras alta produtividade de culturas como a soja. Ele se orgulhava dos dados, resultados do esforço e dedicação.
Não se recolhia de demonstrar a paixão pela produção agrícola, apresentando dados e informações, como nesse registro na visita a uma das lavouras na Coxilha Rica com Arnaldo Moraes e o então prefeito de Lages, Toni Duarte
Um retrato do homem do agronegócios no lugar onde mais gostava de estar, nas lavouras que cultivava na Serra Catarinense
AS PELEIAS NA POLÍTICA
A convite de Raimundo Colombo, o então produtor rural passou a militar na política. Por 9 anos atuou como articulador de bastidores no então PFL. Foi em 1989 quando Colombo concorreu (e venceu) a prefeitura de Lages que disputou uma vaga à Câmara. Depois foi reeleito, chegando à presidência da Câmara no período em que Coruja foi prefeito. Ele também presidiu a Cooperplan – cooperativa criada por um grupo de produtores rurais, inclusive ele – foi por mais de uma vez Secretário de Agricultura de Lages e também Secretário da SDR.
Com Colombo quando Senador e o então governador LHS
Aqui no Encontro dos Amigos no SCC ao lado do seu adjunto na SDR, Juarez Mattos
Era um conselheiro de Raimundo Colombo. No registro quando o governador inaugurou pavilhão no Conta Dinheiro.
Esse registro é de Uncini na disputa da eleição à prefeitura de Lages onde concorreu a vice, ao lado de Fernando Coruja. Isso em 2008
SOBRE LAGES
Quando recebeu o título de Cidadão Lageano, disse:
“Lages é a minha pérola. Algo bonito e valioso com a qual se presenteia alguém que queira bem. Estimo acima de tudo o carinho e a simpatia da gente lageana, uma impressão que aumenta a cada conversa, a cada visita, a cada momento que vivo aqui. Se pátria é onde vivemos bem, Lages é a minha pátria”.