Geral

O fio de sua internet não é do Paraguai?

‘IMPORTAÇÃO’ DE FIOS DE FIBRA ÓPTICA PARA LAGES E OTACÍLIO COSTA NA MIRA DA PF

Polícia Federal investigou e representou na Justiça Federal de Lages pedido de busca e apreensão no endereço de dois suspeitos de estarem trazendo fios de fibra óptica do Paraguai para abastecer empresas que atuam no ramo de internet com tal tecnologia. O problema reside no fato de tais produtos, estarem chegando sem os procedimentos legais de importação. Isso caracteriza o crime de descaminho.

PROCEDIMENTOS

A partir de denúncia os Policiais Federais instauraram inquérito que permitiu concluir que um servidor público com salário inferior a R$ 2 mil mensais recebeu depósitos que totalizam R$ 3 milhões em suas contas. No cruzamento de dados se chegou até a origem desse aparente enriquecimento incompatível.

E AS EMPRESAS?

Se a sua internet de fibra óptica dá umas ‘variadas’ de vez enquanto, pode ser em decorrência da origem da fiação (o Paraguai). E as empresas que adquiriram fios de fibra óptica através dos ‘fornecedores’ que não estavam aptos à importação, serão investigadas numa outra fase do trabalho da PF. Os nomes, naturalmente, não foram divulgados porque a investigação segue.

A prática de trazer fios de fibra óptica do Paraguai para o mercado brasileiro não é contrabando, por não ser um tipo de produto ilegal. Mas é descaminho, visto que a investigação aponta que não houve pagamento de impostos devidos para a ‘importação’.

Compartilhe

1 comentário para: “O fio de sua internet não é do Paraguai?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *