Geral

O jogo de xadrez na eleição de Lages

MDB TEM PRÉ-CANDIDATO MAIS PRESENTE. CIDADANIA TEM A FAVORITA. E TEM OS OUTROS NO TRECHO

Pouco mais de 100 dias nos separam do bater de martelo em relação à confirmação de candidaturas e coligações majoritárias visando a disputa eleitoral municipal deste ano. Mas até o prazo final do 5 de agosto para definir quem concorre e quem corre, há ainda muito por definir em colégios eleitorais como de Lages.

DAQUILO POSTO

Considerando declarações, movimentações e ações, temos um pré-candidato a prefeito que mais vai ao trecho. Trata-se de Elizeu Matos que garante reunir todas as condições para estar na disputa, mas de Lages a Florianópolis ou Brasília, a primeira indagação que surge quando seu nome se cita seu nome é: Ele pode ser candidato? Sim, ele pode. Do contrário não estaria gastando energia para formatar o projeto. Inicialmente, inclusive, a ideia era ter um jovem empresário filiado ao Democracia Cristã como vice. Agora se ventila a ideia de escalar uma mulher para compor na dobradinha.

Elizeu quer voltar a sentar nessa cadeira onde não terminou o mandato conquistado em 2012

DISCRIÇÃO DA FAVORITA

“Ela não se articula. Não dá sinais que quer disputar. Tem gente desistindo dela porque não consegue nem conversar”. Está certo que a frase entre aspas ouvidos de uma lideranças de outro partido. Mas o fato é que existe ainda certa dúvida se Carmen Zanotto vem mesmo para a disputa. Com muito esforço ela declarou na Clube FM a sua condição de pré-candidata. Mas sem pressa. Tida como favorita na disputa por causa do espólio eleitoral de 2020 (quando perdeu para eron por 56 votos), a pré-candidata do Cidadania não acelerada composições, formação de chapas de vereadores, nada. Dá impressão que quanto mais tarde definir, menos exposta estará ao debate. Mas esse comportamento causa angustia nos possíveis adversários que não conseguem se movimentar, por não saber qual será a jogada de Carmen Zanotto.

Carmen Zanotto, concentrada em uma procissão em Floripa e a estratégia de não acelerar nenhum passo em relação ao projeto para tentar ser prefeita de Lages

Progressistas mantêm certo discurso de que Polese concorre a prefeito. Mas a essas alturas nem ele acredita muito nisso. Mas é o nome que ‘sobrou’ do Paço para a disputa eleitoral deste ano. Fora Polese não há outro nome para herdar aquilo que uma gestão garante de votos e, no caso do contexto lageano, de desgaste

Corre um boato aqui d’onde eu moro que o cidadão que aparece cumprimentando o presidente Freitinhas vem para a disputa. É o Procurador de Justiça Lio Marin, anitense de nascimento e lageano por vivência longa. Lio Marin estaria filiado ao União Brasil e, informação não oficial aponta que já teria escalado até marqueteiro para ler cenário e estudar os passos a serem dados rumo ao Paço.

Único fato de fato novo na política da paróquia, o empresário e comunicador Ricardo Córdova simboliza a possibilidade a possibilidade de Lages dar um 360 graus, fugindo de tudo que há ‘no mercado’. Em concorrendo, ele vem pelo Novo para representar bem o significado do nome do partido.

Lucas Neves teria feito uma medição que o deixara animado para entrar na disputa. Mas ele está no Podemos, partido que aparenta em âmbito de Estado certo alinhamento ao PSD (deputada Paulinha preside o Podemos e fez ponderações indicativas de aproximação com João Rodrigues e Júio Garcia). Mas é nome que está no jogo em Lages. O nome de Lucas, no caso!

A advogada Cláudia Brati aposta que aqueles 32.000 votos de lageanos dados a Lula em 2022 podem vingar para uma disputa municipal. Também por causa disso, ela é o nome do PT até para que a sigla tenha uma candidatura em Lages para chamar de sua.

FATOS INTERESSANTES

DA DISPUTA EM LAGES

PL FORA – O PL que terá candidato a prefeito onde for possível em Santa Catarina – a pedido do governador Jorginho – não terá nome em Lages para a disputa. Deve indicar o vice de Carmen Zanotto (em ela concorrendo).

MALEMÁ – O PSD que tem protagonizado disputas eleitorais desde a década de 1980 em Lages, não terá candidato a prefeito na eleição de 2024. Malemá apoiará uma majoritária, talvez (e não é certo), indicando o vice!

ISSO E… – Dizem e eu não afirmo que uma eventual sentença inocentando Ceron e a não conquista da vaga de Senado (para substituir Seif) por Colombo, poderia mudar o jogo na paróquia. Condicionantes interessantes!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *