HOUVE DEPUTADO QUE VOTOU CONTRA POR NÃO ACREDITAR QUE A CAÇA VAI CONTROLAR A PRAGA
O projeto de lei 393/23 que permite e disciplina o manejo do javali em território catarinense está à espera da sanção do governador Jorginho Mello. E embora de ampla repercussão e de defesa por entidades que representam o setor produtivo ligado ao agronegócio, a matéria não foi unanimidade no parlamento. Dos 30 parlamentares votantes, 25 deles foram favoráveis. Mas houve quatro contrários e uma abstenção.
ENTRE OS CONTRÁRIOS…
Chama atenção a justificativa do deputado Egídio Maciel Ferrari (PTB). “A Constituição Federal protege os animais da caça e, ao meu ver, não há comprovação que a caça vai controlar o número de javalis”. O parlamentar não deve ter conhecimento que a proibição da caça no Brasil tem exatamente o javali como exceção, por se constituir um animal exótico. E se a caça não controlar, qual outra medida controlaria?
Estimativa indicava na metade do ano que o território catarinense possuiria cerca de 200 mil animais. Esse número cresce exponencialmente e a caça é a maneira mais eficiente de ‘limpar’ a propriedade da ameaça