COOPERATIVA É BENEFICIADA PELO PRODEC ASSINADO HOJE PELO GOVERNADOR JORGINHO MELLO
“O próprio poder público também se beneficiária com esses empreendimentos, podendo investir em educação, saúde e infraestrutura”. Palavras do deputado Lucas Neves que testemunhou a assinatura da inclusão de oito projetos no Prodec e outros vinte e um no Pró-Emprego. Ambos os programas estaduais focam o crescimento industrial e a geração de oportunidades de trabalho. “Nós retiramos o peso da máquina e incentivamos investimentos que geram milhares de empregos”, aponta o governador Jorginho Mello.
Deputado Lucas Neves assinando como testemunha a liberação de recursos para empreendimentos via programas como Prodec e Pró-Emprego na iniciativa liderada pelo governador Jorginho
DOIS EMPREENDIMENTOS NA SERRA
Na lista dos 29 projetos aprovados nos dois programas, dois deles são da Serra Catarinense. Um deles é a Fazenda Bom Retiro, focada em empreendimentos imobiliários e agronegócios. Ali estão previstos 45 empregos. E no outro lado do mapa da Amures o empreendimento da PCH Santo Cristo, situado na divisa dos municípios de Capão Alto e Lages e com 72 empregos sendo prospectados.
SOBRE A PCH SANTO CRISTO
Trata-se de um investimento na ordem de de R$ 145 milhões que já tem alguns passos dado pela Creral. Embora não estejamos muito familiarizados com esse nome, a Creral é uma cooperativa com mais de 50 anos de existência que, a partir de 1997 passou a gerar energia, construindo usinas em municípios gaúchos. A Creral, que é a abreviação de Cooperativa Regional de Eletrificação Rural do Alto Uruguai tem sede em Erechim e está a frente da PHC Santo Cristo que vai gerar energia a partir da força da água do rio Pelotinhas com capacidade de potência prevista de 19MW.
Numa incursão que fizemos com o Mano (Visiom Films) e integrantes da unidade do Exército de Lages percorremos o trecho que vai ficar embaixo d’água depois da implantação da PCH Santo Cristo. Esse desfiladeiro fica logo abaixo da Fazenda da Nesello (atualmente pertencente à Berneck) e, apesar da ponte na foto, somente a pé é possível chegar por esse caminho até a Estação Sargento Queiroz e depois ao viaduto da linha férrea que liga SC e RS