Geral

Significado de mais 462 cargos no Judiciário

Se você perguntar o que mais angustia o advogado na sua labuta diária, dez em cada dez irão responder que é a lentidão do trâmite processual. Porém, dez em cada dez advogados conscientes irão retirar do Poder Judiciário qualquer culpa ou responsabilidade por essa realidade. E a razão é simples. A demanda de processos é inversamente proporcional a quantidade de profissionais para atender.

NÚMEROS DÃO IDEIA

Conselho Nacional de Justiça – com dados de dois anos atrás – aponta que em Santa Catarina, cada juiz possui uma média de 10.550 processos para dar andamento. Significa que se um magistrado fosse sentenciar uma média de 5 processos por dia útil, sem entrar nenhuma ação nova, seriam necessários 8 anos para desafogar essa quantidade de ações.

QUAL CAMINHO DA CELERIDADE?

Não há dúvida que, como um processo judicial, por mais que se incremente os sistemas de informatização, sempre dependerá da análise humana, é o aumento da quantidade de profissionais atuando na retaguarda que irá dar essa celeridade. E por causa dessa realidade, que a aprovação de 462 cargos para atuar no Judiciário catarinense é algo positivo. Há questionamento ao fato de tais cargos serem comissionados e não efetivos, porém, isso deve ser outro debate porque esse incremento de pessoal é bem vinda.

O QUE ISSO REPRESENTA?

O Tribunal de Justiça, através de sua retaguarda técnica, argumenta que esses 462 assessores vai ajudar a descongestionar as Comarcas. Em números reais, isso significa que um magistrado que atualmente conta com dois assessores para ajudá-lo a pesquisar, analisar e encaminhar manifestações, passará a contar com quatro assessores especiais. Do ponto de vista de celeridade, não há dúvida sobre a importância desse incremento de pessoal.

Os novos cargos não serão preenchidos de imediato e os futuros assessores reforçarão equipes de juízes que atuam nas Comarcas pelo interior de SC e não apenas no TJ/SC

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *