PROJETO AINDA NÃO ESTÁ PRONTO, MAS HÁ CONSENSO PELA REVITALIZAÇÃO TOTAL DA AVENIDA CARAHÁ AO CUSTO DE R$ 32 MILHÕES
Ainda não é oficial porque depende do prefeito Ceron bater martelo e protocolar a pretensão quando da assinatura do convênio de adesão ao Plano 1000 na tarde desta quarta-feira, 09, na Casa D’Agronômica, em ato com o governador Moisés. Mas conforme apuramos e antecipamos na Rádio Clube FM na manhã de quarta-feira, 09, a ideia é destinar a primeira parcela do Plano 1000 para uma revitalização completa da Avenida Belisário Ramos, a Carahá.
PROJETO NÃO ESTÁ PRONTO
O projeto de engenharia ainda não está pronto. O projeto arquitetônico é um documento elaborado pelos profissionais (arquitetos e engenheiros) de um dos núcleos da Acil.
Olha o prospecto do que se pensa para a avenida Carahá, a partir daquilo concebido pelo Núcleo de Engenharia e Arquitetura da Acil
Arquiteta Camila Figueiredo na reunião com o engenheiro Todeschini, arquiteto Provenzano e demais integrantes do Núcleo da Acil apresentando a proposta inicial da revitalização da Avenida Carahá, em reunião no mês de abril do ano passado
NOTICIAMOS NA ÉPOCA QUE…
A arquiteta Camila Figueiredo, uma das profissionais entusiastas do projeto e integrante do Núcleo da Acil, observa que há conhecimento de condicionantes necessárias para uma boa compatibilização e execução inteligente da proposta. “Como análise de tráfego, análise das cheias, nivelamento das pistas, faixa de transporte urbano, entre outras”.
ENTENDA A DINÂMICA DO PLANO 1000
O Plano 1000 prevê R$ 157.309.000,00 para Lages em cinco anos (cinco parcelas). Nãos e pode apresentar projeto de todo o valor porque a sequência dessa política municipalista dependerá de Carlos Moisés vencer a eleição. Caso Jorginho Melo, Dário Berger, Colombo, Décio Lima, Coruja ou outro nome vença o pleito, caberá ao novo governador decidir se mantém tal política de ajuda aos municípios ou se enclausura no palácio e volta a política de sentar os pés nos prefeitos.
SENDO ASSIM
Os municípios somente podem contar com a primeira parcela do Plano 1000 que é garantida para este ano. Prefeito Ceron nos disse que, como é um recurso estadual, por uma questão de cortesia, chamaria aqueles ligados ao governador Moisés para ajudar decidir sobre projetos pretendidos. Nesse sentido, Ceron dialogou ontem com Juliano Chiodelli, subchefe da Casa Civil e Lucas Neves, Assessor de Governo. Há outros projetos, mas foi acenado para a ideia da revitalização da Avenida Carahá.
SOBRE A OBRA
São 9 quilômetros de extensão deste a rótula do Triângulo (onde começa a avenida) até a ponte do Caça e Tiro. Com duas pistas, significam o equivalente a 18 km. A obra terá nova pavimentação asfáltica, contenções possíveis de inundações, ciclovia, passeios e outros itens para facilitar a mobilidade. É para se tornar uma das avenidas mais modernas e bonitas de SC. “Tem outras demandas urgentes, como o viaduto na linha férrea para ligar o São Miguel ao Centro. Mas isso fica para outras parcelas do Plano 1000“, aponta o Assessor de Governo, Lucas Neves.
Aqui está o trio que decidiu sobre o uso da primeira parcela do Plano 1000 para resolver uma demanda em Lages que, se dependesse de dinheiro próprio, esse tipo de obra nunca sairia do papel. É a revitalização completa da Avenida Carahá