Geral

Obras silenciosas no Marrocos

UM DOS CINEMAS MAIS TRADICIONAIS DO SUL DO BRASIL ESTÁ EM OBRAS. MAS DESTINAÇÃO É INCERTA

Informações dão conta que estão em andamento as obras para revitalizar o ambiente interno daquele que já foi um dos cinemas mais luxuosos do Sul do Brasil, o Cine Marrocos, inaugurado no final da década de 1960.

Aliás, uma construção icônica para a época, projeto de autoria de Rubens Maister. As obras compreendem uma série de intervenções internas para deixar o prédio dentro dos padrões modernos de segurança, acessibilidade e comodidade. Tudo sem que se perca a característica que norteia o gigantão instalado no Centro de Lages.

Este é o Cine Marrocos, imponente, quando construído lá na metade da década de 1960. Observe que a estrutura do INSS nem existia do lado, tão pouco os prédios que hoje ornamentam essa parte central da paróquia…

O que não se sabe é o destino do prédio quando revitalizado. Se vai voltar a ser uma sala de cinema, talvez um teatro, um centro cultural ou de eventos e, quem sabe, até uma igreja. O imóvel pertence ao espólio de Mário Leopoldo dos Santos (Mário Pintado) cujos herdeiros do empresário têm autonomia de decidir sobre o futuro do tradicional Cine Marrocos.

MAIS DE MEIO SÉCULO

O Cine Marrocos foi inaugurado no dia 29 de setembro de 1967. Portanto, o prédio, imponente e moderno para aquela época, completou há menos de 60 dias 56 anos de existência.

O registro acima é do acervo do antigo jornal Correio Lageano e apresenta um dos ambientes do hall do cinema dando ideia do requinte para aqueles tempos que o Marrocos representava.

Aqui um registro da sala de projeção de onde eram apresentados os últimos lançamentos daquilo que era chamado de ‘sétima arte’.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *