AUMENTO DE FISSURAS NO PAVIMENTO EXIGIU A MEDIDA. LIBERAÇÃO DEPENDERÁ DE AVALIAÇÃO TÉCNICA
Uma medida de contingência, de caráter preventivo, diante da dificuldade de promover o monitoramento da ampliação das fissuras no período noturno e da possibilidade de o leito viário acabar cedendo.
Essa é a razão que levou a área de engenharia do DNIT a determinar o bloqueio total da BR-282 no Km 112, distante 2 km da ponte sobre o rio João Paulo (que faz a divisa entre Bom Retiro e Alfredo Wagner).
O QUE VAI ACONTECER?
Ao longo da manhã de segunda-feira, 16, engenheiros do DNIT, liderados pela Unidade de São José (responsável pelo trecho) irão avaliar as condições do pavimento. O receio é que as fissuras tenham feito o pavimento asfáltico trabalhar e a passagem de tráfego cause rompimento e queda da pista. O bloqueio se propôs a prevenir um eventual acidente grave no local.
HÁ DESVIO NO TRECHO?
Para veículos de carga ou pesados não há como vencer o trecho. Em relação a veículos leves, há um percurso de 5,6 km de estrada de chão entre os km 110 e 114 da BR-282 que, com paciência, pode ser feito. Mas o desvio é absolutamente precário e pode apresentar inconsistências no pequeno trecho, tornando-se ainda mais dificultoso à noite.
SINALIZAÇÃO E ORIENTAÇÃO
A empresa Neovia, detentora do contrato de manutenção do trecho, a serviço do DNIT, fez a devida sinalização, assim como executou o bloqueio, impedimento a passagem de qualquer tipo de veículo. Há ainda rotas alternativas em direção ao litoral como o caminho por Ituporanga e depois Alfredo Wagner (partindo de Lages por Otacílio Costa) e as serras (Rio do Rastro e Corvo Branco), recomendando sempre busca de informações antes de utilizar esses trajetos sobre as condições de tráfego depois das avarias no pavimento causadas pelas chuvas.
O bloqueio total na BR-282 compreende esse local entre os municípios de Bom Retiro e Alfredo Wagner, distante 2 km para quem segue em direção ao litoral, depois da ponte sobre o rio João Paulo
Antes do bloqueio total da rodovia, equipes da empresa Neovia trabalhavam na recuperação do local avariado quando surgiram trincas no pavimento
Esse registro fizemos no domingo às 14h30min no local, onde a Neovia já havia compactado e colocado asfalto em caráter provisório para liberar a segunda faixa de trânsito porque a passagem estava no sistema PARE e SIGA. Entretanto, como se observa, o pavimento apresentou fissuras evidenciando risco de liberação do local para o tráfego…
No sentido crescente da rodovia (em direção a Lages), trabalha-se també com a ideia de puxar uma faixa de trânsito em caráter emergencial no acostamento. Mas dependerá da análise técnica dos engenheiros do DNIT
Durante o feriado, o sistema PARE e SIGA exigiu paciência para passar pelo local devido a filas com fluxo intenso, inclusive de caminhões de carga que optaram pela BR-282 para fugir dos problemas na BR-470