Geral

Onde passa o Rio Caveiras antes de Lages

Das informações sobre o estudo técnico para conter inundações na área urbana de Lages, a ideia da construção de uma barragem que represaria grandes quantidades de água evitando que o Rio Caveiras ficasse ‘até a goela’ ao passar ali no Caça e Tiro, soa bem. E ganha até elogios. “A barragem é mais que necessária, abasteceria Lages a longo prazo e conteria as enchentes”, aponta um profissional com vasto conhecimento sobre as cercanias da paróquia.

NA MESMA VIBE

VALE UM ALERTA

Recebemos o print da imagem abaixo e um alerta que deveria ser motivo de preocupação. Trata-se do caminho que o Rio Caveiras percorre antes de adentrar em território lageano para fornecer água à Ambev e às captadoras da Semasa, responsáveis por enviar o líquido para tratamento e distribuição aos lageanos.

A plantação de soja no município de Painel aumentou, com terreno extremamente arenoso e áreas com declives em direção as barrancas do Rio Caveiras. É natural (e preocupante) que corram em direção ao rio vestígios de adubo e defensivos agrícolas (não vamos usar o termo agrotóxico). Situação que mereceria, pelo menos, um estudo e acompanhamento constante. Embora os donos das terras não estejam fazendo nada em desacordo com a norma!

VOCÊ VIU ESSA IMAGEM?

Registro do Marlon Sá Molim da MSM Imagens Aéreas num retrato fiel da chamada Garganta do Diabo que fica nos desfiladeiros ali de Painel, com essa paisagem exuberante de um Rio Caveiras fazendo um contraste sem igual. Esse registro explica a razão do nome!

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *