DECRETO FOI ASSINADO PELO PREFEITO FABIANO BALDESSAR DIANTE DA SITUAÇÃO CRÍTICA NO MUNICÍPIO
Otacílio Costa é o primeiro município da Serra Catarinense a decretar calamidade pública devido às chuvas (torcemos que seja o único). O nível do Rio Canoas chegou a 8m82cm com o agravante que as águas descem de forma absolutamente lenta. A consequência é o alagamento de residências em bairros, afetando moradias, estabelecimentos comerciais e a vida cotidiana da terceira maior cidade da Serra.
OBJETIVO DA PROVIDÊNCIA
A intenção do prefeito Fabiano Baldessar, a partir do decreto de calamidade pública absolutamente embasado com dados da Defesa Civil, é buscar recursos para socorrer famílias em caráter emergencial e na sequência executar ações para minimizar impactos futuros dos alagamentos. Registros aéreos dão ideia da situação na área urbana de Otacílio Costa.
O problema é que áreas como essa que a imagem aponta têm uma inundação emendada na outra, desde meados de outubro…
Além dessa situação na área urbana com 42 famílias fora de suas residências, o interior de Otacílio Costa apresenta 22 famílias ilhadas, devido ao represamento da água da chuva em acessos
Este registro é no Centro Comercial Pinheiros, onde a situação é igualmente grave e com um problema ainda maior decorrente do Rio Desquite. O referido rio não consegue desaguar no Rio Canoas porque este está com o nível elevado, causando esse represamento e a situação de complexidade enorme em uma das áreas comerciais de Otacílio Costa.
Fotos e informações: Comunicação Prefeitura de Otacílio Costa