Geral

Pandemia: Impacto nas empresas de Lages

ACIL E CDL REALIZARAM PESQUISA QUE ABRANGEU 20% DAS EMPRESAS ASSOCIADAS

Uma coisa é o empresário lamentar os efeitos da pandemia em seus negócios. Outra é ver no papel a razão desse reclame. E foi isso que a CDL e Acil levantaram a partir da aplicação de uma pesquisa a dirigentes de 394 empresas lageanas, correspondendo a 20% do total de associados às duas entidades.

QUEDA DE FATURAMENTO

Os dados apontam que houve uma redução de 54,14% no faturamento das empresas pesquisadas. Isso na média porque, na análise por segmento, os estabelecimentos que atuam no ramo gastronômico foram os mais afetados. A redução do faturamento chegou a 92,86% dos pesquisados. Isso significa que de cada 30 bares e/ou restaurantes, apenas 3 não sofreram queda no faturamento.

POR OUTRO LADO

A mesma pesquisa, ouvindo outros setores, cita que a indústria teve um aumento de 42,86% no faturamento.

QUEDA DE FATURAMENTO, MAS TRANQUILO

Mesmo com redução no faturamento um percentual de 45,11% dos gestores empresariais ouvidos, dizem estar em uma situação financeira tranquila, sendo a grande maioria do comércio, indústria e serviços.

RUIM E COM DIFICULDADES

O levantamento divulgado pela Acil cita que 42,86% dos estabelecimentos do setor de gastronomia e/ou bares apresentam dificuldade em se manter. E um terço desse setor (35,71%) não recorreu a linhas de crédito para se manter nesse momento de instabilidade.

EMPREGABILIDADE

Lages vem registrando dados positivos em relação à geração de empregos, apesar da pandemia. No primeiro trimestre deste ano foram geradas exatas 998 vagas a mais, especialmente na indústria. E na pesquisa Acil/CDL há um percentual de 57,89% dos entrevistas que apontam não terem demitido ninguém. Outros 12,78% citam que aumentaram o número de colaboradores. O que conclui que aproximadamente 19% das empresas reduziram o número de funcionários. O setor de gastronomia e/ou bares foi o que mais demitiu. Ao todo 71,43% dos estabelecimentos do segmento cortaram os gastos com pessoal, através de demissões.

As lâminas das respostas à pesquisa aplicada. Acima sobre o faturamento em geral

Acima a resposta sobre a situação financeira das empresas abordadas durante a pesquisa

Com informações de Sheila Rosa – Gerente de Comunicação – Acil

***

Abaixo conteúdo publicitário!

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE

UM EMPREENDIMENTO IMOBILIÁRIO?

Precisa saber se a construtora tem tradição na entrega de imóveis atendendo requisitos dos contratos. Precisa saber se as obras da referida construtora tem começo, meio e fim. Se a construtora entrega os imóveis com toda a documentação. Se os imóveis já entregues reúnem a qualidade que satisfaz o cliente. Enfim, é um conjunto de situações que garante segurança e tranquilidade para ajudar você decidir. E tudo isso relatado a Construtora Terra Engenharia garante para você pelas obras já executadas e outras em andamento na cidade de Lages. Informe-se. Faça negócio com segurança!

Além de empreendimentos como o Mirante da Boa Vista (em obras), a Construtora Terra está executado o empreendimento acima (Residencial Bérgamo). More bem ou faça um bom investimento imobiliário. Informe-se a respeito das várias opções que tem o padrão Terra Engenharia. Registro de Incorporação Bérgamo: R3/41196

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *