PROGRAMA DISTRIBUIRÁ ALEVIDOS A PRODUTORES RURAIS E VENDERÁ PEIXES PELA METADE DO PREÇO EM FEIRAS NOS BAIRROS
“Tenho um sítio e crio peixe na localidade de Rancho de Tábuas e me cadastrei para receber o alevinos de jundiá”. Palavras do produtor rural Antonio Eduardo Rudolfo sobre o benefício do programa lançado pela Secretaria de Agricultura de Lages no projeto Peixe na Mesa.
A iniciativa fará essa distribuição de alevidos nas propriedades cadastradas e também levará peixe para feiras nos bairros a um preço 50% abaixo do mercado.
SOBRE AS FEIRAS
“A partir de fevereiro do ano que vem serão feitas feiras nos bairros para a venda do peixe produzido no Horto do Guarujá. Dois tanques de 5 mil litros foram reservados só para a criação de tilápias”, apontou o idealizador do programa, o secretário de Agricultura e Pesca Ozair Coelho (Polaco).
Idealizador do projeto, secretário Polaco, durante a apresentação do programa lançado na sexta-feira, 08. A estrutura do criatório foi instalada em uma área coberta de 576m2 e consiste em sete tanques, cada qual com capacidade para 5 mil litros de água.
E MAIS
A iniciativa vai além da produção de peixes. O projeto envolve um sistema de aquaponia, com criação de peixe associada ao cultivo hidropônico de hortaliças. As mudas produzidas serão doadas para entidades beneficentes.
“Com o acréscimo das novas estufas de hortaliças, associadas à criação de peixes, por meio do sistema de aquaponia, o Horto do Guarujá terá um importante incremento na produção, passando de 50 mil para 150 mil mudas”, aponta Polaco.
Secretários municipais, vereadores e produtotes rurais acompanharam o lançamento do programa, cuja estrutura foi viabilizada pela Prefeitura de Lages e conta também com recursos provenientes de emendas dos deputados Júlio Garcia e Carmen Zanotto. Recursos no valor de R$ 150 mil estão garantidos pelo Governo do Estado. Outra importante contribuição para o projeto veio da Epagri, regional de Lages, com a doação de equipamentos (Oxímetro e Redes).