Geral

Pesquisa agrega valor à avicultura

TRABALHO DE DOUTORANDO DE LAGES APONTA O USO DE PENAS DE AVES PARA PRODUÇÃO DE ENERGIA

Aquela máxima de que, em determinadas atividades, tudo se aproveita será possível aplicar de forma prática, a partir de uma pesquisa minuciosa, na avicultura. Do pequeno ao grande produtor de aves, esses poderão se beneficiar de uma tencologia implementada a partir de estudos que permitiram o o título de Doutorado ao lageano Victor Erpen Broering. Ele aprimorou técnicas para permitir a utilização de penas de aves em energia. Isso mesmo. A pesquisa permite transformar aquilo que é algo poluente em fonte renovável de energia.

SIGNIFICADO NA PRÁTICA

Atualmente o produtor de aves, além do mercado normal da venda já agrega valores através, por exemplo, da venda do esterco que substitui a ureia com custo menor e maior eficiência na produção como de pomares de maçã. A partir da pesquisa, as penas das aves se tornam potencial para geração de energia e agregação de valores à propriedade. Segue a máxima de que, em algumas atividades, a partir inclusive do esforço de pesquisadores, tudo se aproveita.

A banca de especialistas atenta acompanhando a apresentação do resultado da pesquisa em Doutorado que, na prática, significará agregação de valores na propriedade de avicultores. Victor Erpen Branco é pesquisador do Programa Dinter – Doutorado Interinstitucional – executado numa parceria entre a PUC do Paraná e a Unifacvest de Lages, contribuindo com a ciência de resultado para a economia brasileira.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *