PESQUISADOR RECEBE TÍTULO DOUTOR HONORIS CAUSA DA UDESC PELA ATUAÇÃO NA FRUTICULTURA, ESPECIALMENTE A MAÇÃ
“Este é o título mais importante da academia, concedido por uma universidade de referência nacional e internacional”. As palavras do Reitor da Udesc, Dilmar Baretta, dão dimensão da reverência ao Doutor José Petri, o engenheiro agrônomo gaúcho, pesquisador e Mestre em Fruticultura que recebeu o título de Doutor Honoris Causa pelo conjunto da obra. A história de Petri se confunde com o desenvolvimento da atividade frutícola catarinense e brasileira, especialmente na produção de maçã.
QUEM É PETRI
Doutor Petri está entre os nomes mais importantes da fruticultura brasileira, por ter contribuído com o desenvolvimento da cultura da macieira no País. Além das macieiras, os estudos do pesquisador contribuíram com várias outras espécies, como pereira, pessegueiro e ameixeira. Dentre muitas atividades para o desenvolvimento de tecnologias e cultivares, destacou-se especialmente pela maçã Fuji Suprema, que é a cultivar da Fuji mais plantada em todo o Brasil.
A lotação do Anfiteatro Prof. Flávio Krebs Ramos (outro gigante com atuação a partir do CAV e homenageado com a denominação do anfiteatro) evidencia a importância da homenagem ao Doutor José Petri na agenda desta semana da Udesc, através do campus de Lages

A outorga do título de Doutor Honoris Causa a Petri foi chancelada por várias instituições ligadas à atividade frutícola do Brasil. No ato, além do Reitor Baretta, atuaram o diretor do CAV, professor André Thaler Neto e o professor do Departamento de Agronomia, Léo Rufato.
SAIBA MAIS SOBRE
DOUTOR JOSÉ PETRI
Além de inúmeros reconhecimentos pela atuação, o gaúcho de Santa Maria, Doutor Petri já recebeu o título de Cidadão Honorário de Fraiburgo. E também a mais importante comenda da ABPM – Associação Brasileira de Produtores de Maçã, que é a “Medalha Dr. Kenshi Ushirozawa”
Doutor José Petri é natural de Santa Maria/RS e 1971 iniciou as pesquisas com a fruticultura, quando passou a atuar também com maior frequência na região de Fraiburgo com a cultura da maçã e outras espécies.
TRAJETÓRIA DE ATUAÇÃO
Para aprofundar estudos e pesquisas fez várias viagens à Europa, Estados Unidos, Argentina, Nova Zelândia, aos países da América do Sul, ao Japão e à África do Sul. Ele participou ativamente do desenvolvimento da cultura da macieira no Brasil. Petri atuou no lançamento da cultivar de macieira Fuji Suprema, clone hoje mais plantado do grupo Fuji no Brasil. Sendo também responsável pela técnica de manejo de colheita da macieira, com escalonamento de colheita. Introdução de diversas técnicas na cultura da macieira visando melhoria da produtividade, qualidade e competitividade do setor.