Geral

Enfermagem: É só pagar o piso?

NO DIA DO PROFISSIONAL DE ENFERMAGEM ESTÁ PUBLICADA A LEI QUE GARANTE DINHEIRO PARA O PISO

Como ainda estamos no 12 de maio é possível que na folha de pagamento deste mês já constem os novos valores do piso nacional da enfermagem para os profissionais. É que foi publicada nesta sexta-feira, 12, no DOU – Diário Oficial da União, a lei que abre o crédito de R$ 7.300.000.000,00 (sim, mais de 7 bilhões) para fazer frente ao impacto dos valores do piso nas prefeituras e instituições de saúde que prestam pelo menos 60% de seus atendimentos através do SUS.

“Uma vitória no dia internacional da nossa categoria”. Foi o que observou a deputada federal e Secretária de Estado da Saúde, Carmen Zanotto, ao comentar a publicação da lei no DOU

O QUE ACONTECE AGORA?

Com o dinheiro previsto e garantido, o próximo passo agora é cruzar os dados sobre os valores a mais que a aplicação do piso implicará em cada ente, para que esses acessem os recursos complementar. Significa que nenhum empregador (que atende pelo menos 60% pelo SUS) ou gestor público estará fazendo um um favor aos enfermeiros, visto que o dinheiro para custear o impacto do piso foi costurado via Governo Federal. Instituições e prefeituras apenas repassarão os valores oriundos desse montante na ordem de R$ 7,3 bilhões.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *