COM INCENTIVO DO GOVERNADOR JORGINHO O PARTIDO PRETENDE LANÇAR CANDIDATO A PREFEITO NO MUNICÍPIO
Lançar a maior quantidade de candidatos a prefeito na eleição deste ano. Este é o desafio e o propósito do Partido Liberal em Santa Catarina. Onde se visualiza viabilidade, a sigla irá lançar candidatura e, dependendo das circunstâncias inclusive com chapa pura (só PL). Esse encaminhamento faz surgir uma situação interessante em municípios como Otacílio Costa. Ali o PL indiciou e elegeu Leonir Ribeiro da Silva como vice de Fabiano Baldessar (MDB). Mas se depender daquilo dialogado na semana passada na Casa D’Agronômica, a referida coligação não se repete.
POSIÇÃO DO PL EM OTACÍLIO COSTA
Até havíamos publicado sobre a tendência (natural e explicável) de se repetir a dobradinha MDB e PL com Baldessar e Leonir Ribeiro em Otacílio Costa. Mas o vereador Henrique Costa, o mais votado do município em 2020, que exerce uma espécie de coordenação regional do PL a pedido do deputado Marcius pede a palavra para garantir que a nossa informação está incorreta. “O PL terá candidato a prefeito em Otacílio Costa. E uma pesquisa irá definir o nome”.
Leonir Ribeiro (à direita), o vice-prefeito na conversa com o vereador Henrique Costa com o governador Jorginho (esquerda) por testemunha
O QUE DIZ O VEREADOR HENRIQUE
“Fizemos uma aliança em 2020 com o MDB, mas hoje o partido cresceu e quer candidato a prefeito. O Leonir (atual vice prefeito pelo PL) tem sua força, sua importância, sua história que a gente respeita, assim como outras lideranças também têm e vêm construindo, como é o meu caso. E nenhuma (liderança) é maior que o partido. Então, o PL segue com intenção de ter candidato a prefeito, independente de ser contra o prefeito Fabiano (Baldessar) do MDB”.
COMO SE DEFINIRÁ A CHAPA
“Nós praticamos o gesto de apoiá-los em 2020. E aceitaríamos o gesto de sermos apoiados. Mas nada diferente disso. Na audiência (semana passada) com o governador, tratamos desse assunto: candidatura a prefeito em Otacílio Costa. E ficou definido que o PL terá candidato a prefeito aqui. Pode ser o vice-prefeito Leonir. Pode ser o vereador Henrique. Aquele que tiver destaque na pesquisa será o candidato”.
Henrique Costa com o governador Jorginho
O QUE PODE ACONTECER EM OTACÍLIO COSTA
Leonir Ribeiro da Silva, atual vice pelo PL, sempre teve votação expressiva, sendo, quando concorria a vereador, o mais votado, aproximando-se de 1.000 votos. Há quem aponte a possibilidade (não falamos com ele a respeito) de, diante dessa pressão para romper com o prefeito Fabiano Baldessar e se lançar no projeto próprio do PL, Leonir optar por romper com o Partido Liberal, mantendo a dobradinha que atualmente governa Otacílio Costa. Eis o que diz o vereador Henrique Costa sobre isso:
“Eu não saio do PL até porque estou na coordenação regional do partido. Se de repente o Leonir decidir sair, porque o PL vai manter o projeto de ter candidato a prefeito (…) a gente lamenta, é uma força muito grande, mas tem que respeitar a decisão de cada um. Vamos procurar outros partidos, estamos alinhando, mas caso não haja conversa, a gente encara chapa pura, porque temos nossa força e o povo é que vai decidir”.
Henrique Costa atua em cima do incentivo do deputado Marcius para colocar o PL como protagonista em Otacílio Costa, a terceira maior cidade da Serra Catarinense