ISSO SE O ATUAL SENADOR PERDER O MANDATO POR ABUSO DO PODER ECONÔMICO E OCORRER NOVA ELEIÇÃO
Nos bastidores a questão que envolve uma das vagas ao Senado por Santa Catarina ferve. Nesta quinta-fiera, 26, vai a julgamento a ação onde o PSD questiona a eleição de Jorge Seif por abuso do poder econômico (leia-se ajuda de pessoa jurídica pelo empresário Luciano Hang) na eleição do mesmo ao Senado.
ASSIM
Em um primeiro momento a informação sobre a tendência era de que o TRE/SC seguiria o parecer do Ministério Público Eleitoral e decidiria a favor de Seif. Mas agora nos bastidores se comenta que já há uma tendência do Senador do PL sair com decisão contrária à manutenção do mandato de SC. Significa que a Justiça catarinense já decidiria pela perda do mandato até pelo entendimento do TSE.
DECISÃO DAQUI
Sai do Estado com decisão favorável ou contra e a parte derrotada (seja Seif ou PSD) recorre ao TSE que sacramenta ou vai rever a decisão. Ocorre que em Brasília a maior Corte Eleitoral do País tem decisão na linha de perda de mandato. Salvo, portanto, alguma mudança nesse período, Jorge Seif não sobrevive com seu mandato no Senado.
A QUESTÃO É O PÓS
Há duas correntes. Uma delas aponta que o segundo colocado – que é Raimundo Colombo – assume no lugar de Seif para completar o mandato. A outra corrente aponta no sentido de uma nova eleição. E se prevalecer essa segunda – e pouco provável – hipótese, o Partido Liberal apenas trocaria as peças. Sairia Jorge Seif e se apresentaria como provável nova senadora, a deputada federal eleita com uma espetacular votação Caroline Rodrigues De Toni.
Carol de Toni somou 227.632 votos no ano passado e seria o nome do PL para concorrer, caso houvesse uma nova eleição ao Senado.