Geral

PM: Da reserva à ativa nas escolas

PRIMEIROS POLICIAIS MILITARES DA RESERVA JÁ ESTÃO ATUANDO EM ESCOLAS DE LAGES

“Temos a consciência que precisamos de ações para proteger e melhorar o ambiente escolar. A presença dos militares vai trazer tranquilidade aos familiares e aos estudantes, mas precisamos ir além. Investir também em prevenção. Valorizar a Inteligência Policial e a Política de Saúde Mental”.

A fala acima é de Lucas Neves (Podemos), um dos parlamentares que ajudou a aprovar o projeto Escola Mais Segura, iniciativa do Governo do Estado para levar policiais militares da reserva aos ambientes escolares. O deputado observa que testemunha a angústia de pais e familiares em relação à segurança das crianças, com a preocupação ampliada após a tragédia de Blumenau.

TREINAMENTO PELA PM

De providência prática, o projeto coloca militares da reserva em unidades de ensino como a Escola de Educação Básica Vidal Ramos Júnior (Centro Educacional) no Centro. A integração dos profissionais está sendo feita de forma gradativa após o processo de contratação e de treinamento da PM. “Aqui, o Vidal Ramos, foi o primeiro colégio numa sequência que prevê a implantação em todas as regiões”, aponta o tenente do 6º Batalhão de Polícia Militar, Wilson Branco.

Os policiais empregados, além do conhecimento adquirido ao longo de toda a carreira, estão recebendo treinamento específico para atuação no ambiente escolar.

AINDA

O programa conta com a participação de todas as forças da Segurança (Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e Polícia Científica), além das secretarias da Segurança Pública e da Educação. As escolas que ainda não têm o policial da reserva contam com uma ronda de segurança escolar diariamente.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *