ELEIÇÃO DA MESA DIRETORA DA CÂMARA DE VEREADORES FOI CONTURBADA NA MAIOR CIDADE DA REGIÃO DOS LAGOS
Mesmo somando cinco dos nove vereadores na Câmara de Anita Garibaldi, o PL emplacou o presidente, mas colocou a oposição nas outras vagas da Mesa Diretora. Isso por causa de um acordo que não teria sido cumprido para que Jamile Alves (PL) fosse eleita presidente. “O acordo inicial não foi mantido e digo que me se senti traída”, disse a vereadora ao ver o colega de partido João Paulo Salmória (que foi presidente em 2021) ser eleito comos votos do Cidadania, PSD e MDB. Assim, Jamile Alves e os demais do PL ficaram de fora da Mesa Diretora.
CLIMA TENSO
A definição da presidência e Mesa Diretora da Câmara de Anita Garibaldi foi tão tensa que até a Polícia Militar esteve presente, inclusive orientando os presentes a manterem a urbanidade e boa ordem no recinto do legislativo. Salmória compôs com o atual presidente Cláudio Pires (que se desfiliou do PT), Campeiro (PSD), Nilsinho (Cidadania) e Geneci Gracietti (MDB). Assim, esses que integram a oposição em relação à gestão do prefeito João Cidinei (PL) integram a Mesa Diretora no último ano de mandato.
PRESIDENTE E PREFEITURÁVEL
Por sinal, o novo presidente da Câmara de Vereadores de Anita Garibaldi, João Paulo Salmória, disse-nos que seu nome é um do PL para concorrer à sucessão de João Cidinei. O nome natural é de Toni Schoenardie, o atual vice-prefeito. Mas Salmória observa que dependendo do cenário ele se propõe a disputar pela sigla ao cargo. E a primeira vitória veio agora nessa costura que lhe deu, de novo, a presidência da Câmara de Vereadores.
João Paulo Salmória que presidiu a Câmara de Anita Garibaldi em 2021 retorna à função em 2024. Jamile Alves que seria a presidente ano que vem, sentiu-se traída com o não cumprimento do acordo. E o PL em Anita é coordenado pelo prefeito João Cidinei
Anita Garibaldi é o maior município da chamada Região dos Lagos aqui na Serra Catarinense