Governador Moisés que se encaminha para seus últimos três dias na função, deixará muita herança positiva de sua atuação. Para alguns municípios, um verdadeiro legado. É o caso de São Joaquim onde as obras de asfaltamento no acesso às vinícolas seguem em um ritmo bem satisfatório. Ações que, em tese, não têm volta e garantem um diferencial ao turismo nesses empreendimentos instalados em terras joaquinenses. Outra marca da atual gestão é a solução para um problema que se arrastava fazia uma eternidade: a ligação entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul, via Rio Pelotas.
Dessa coisa que pode ser tudo menos uma ponte a uma estrutura nova com padrão de segurança de excelência. É a ponte das Goiabeiras na travessia entre São Joaquim e Bom Jesus…
As pessoinhas ali embaixo dão ideia do tamanho da estrutura que está vindo ao mundo para garantir essa segurança na ligação entre os dois Estados.
SOBRE A OBRA
Ela está custando mais de R$ 10 milhões com recursos caseados pelo Governo do Estado e obra licitada e supervisionada pela Prefeitura de São Joaquim. Para que a providência se tornasse possível, o prefeito Giovani Nunes chegou a levar o governador Moisés (em um sobrevoo no último dia de maio de 2021) para conferir a situação calamitosa da ponte das Goiabeiras. Dali eles retornaram com a garantia de que a obra sairia. Restava saber a forma que a mesma seria executada. A Agropecuária Schio bancou o projeto, o Governo do Estado garantiu o custeio e a prefeitura providenciou licitação e demais encaminhamentos, nesse convênio de solução gigante para quem precisa da travessia.
Este foi o ‘voo da ponte’ lá no final de maio do ano passado que tornou possível a obra que está sendo executada pela empresa Zanco e que, pelo andar dos trabalhos, não tem volta!