Geral

Projeto para duplicar Lages a Fpolis

É A MELHOR NOTÍCIA SOBRE INFRAESTRUTURA DESTE SÉCULO PARA LAGES E SERRA CATARINENSE

Como a BR-282 é pista simples, a notícia sobre o edital lançado para o projeto de duplicação da rodovia levou quase uma semana para chegar a Lages. Na verdade, desde o ano passado a providência estava em andamento, mas o assunto vinha sendo tratado com discrição de forma técnica pelo DNIT. Coletados os dados e considerado traçado e realidade da rodovia, o edital para a elaboração do projeto de engenharia foi colorado na praça.

DO QUE ESTAMOS FALANDO

Trata-se do primeiro passo para que se proceda à duplicação do trecho de 207 km desde a BR-116 em Lages até a BR-101 em Palhoça. Nenhum outro passo para a obra pode ser dado sem esse que tem custo estimado em R$ 46 milhões e fará com que a empresa vencedora faça o levantamento detalhado de todo o traçado por onde passaria uma segunda pista (e não apenas faixa) ao longo dessa ligação. É a mesma coisa prevista para a BR-282 entre Lages e Chapecó, cuja licitação da duplicação também está em andamento.

O próprio Superintendente do DNIT, engenheiro Alysson de Andrade, compartilhou a informação e o mapa acima, onde detalha os oito lotes previstos para a futura obra, a partir do projeto a ser elaborado pela empresa (ou empresas) que vencer a licitação a ser aberta no final do mês de março.

Engenheiro Alysson de Andrade, o Superintendente do DNIT/SC em registro do dia 29 de fevereiro em evento sobre logística em Florianópolis, dialogando com o secretário Beto Martins (esquerda), quando já tinha a notícia sobre o edital para duplicar a BR-282 entre Lages e Palhoça

RESGATE DO PROJETO ORIGINAL DA BR-282

A ligação entre Lages e Florianópolis tinha, no passado, a previsão de um traçado moderno, menos acidentado (curvas, morros, descidas). Eram previstos quatro ou cinco viadutos, dos quais foi construído apenas um (Bela Vista), além de túneis dentro de montanhas e outras inovações de engenharia. Com o passar do tempo tal ideia foi sendo abortada e acabou saindo o que temos atualmente. A projeto de duplicação vai resgatar algo disso especialmente no trecho de Rancho Queimado.

O QUE DEVE TER POR ALI?

Foi previsto que se conceba no projeto um túnel em montanha de 2.500 metros entre Rancho Queimado e Alfredo Wagner. O atual traçado permanecerá como uma das pistas e a nova (pelo túnel) será o sentido inverso da rodovia (aos moldes do que temos em Paulo Lopes na ligação com Garopada pela BR-101).

UM DOS LOTES EM LAGES

Para apresentar às empresas interessadas em elaborar o projeto da duplicação, o DNIT de maneira prévia, dividiu a obra em oito lotes. Na publicação do engenheiro Alysson de Andrade (Superintendente do DNIT) houve quem questionasse a razão da duplicação iniciar em Palhoça e não em São José, visto que a BR-282 começa com a Via Expressa. Entretanto, nesse trecho a rodovia já está duplicada com várias faixas de trânsito. E na BR-101 (Via Expressa à Palhoça) que também se chama BR-282, já há duplicação. Entre os lotes previstos, um deles contempla apenas a parte urbana de Lages, desde o Trevo de Índios (onde começa a área urbana da cidade) até o cruzamento com a BR-116.

Um dos oito lotes da duplicação da BR-282 inicia nesse ponto onde começa a área urbana de Lages e segue até a BR-116

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *