Geral

Próstata: Um óbito a cada 20 horas em SC

DADOS SÃO DO INCA E APONTAM ESSA PREVISÃO DE LETALIDADE DE CÂNCER DE PRÓSTATA PARA 2023 EM SC

Médico e deputado Vicente Caropreso (PSDB) colocou o médico uro-oncologista, Luís Felipe Piovesan, para apresentar dados sobre o câncer de próstata em Santa Catarina na Comissão de Saúde da Alesc. A informação mais preocupante tem por base os estudos do INCA – Instituto Nacional do Câncer – onde é citada a letalidade do câncer de próstata matando um catarinense a cada 20 horas em 2023. Segundo o especialista, o câncer de próstata é o segundo tipo de câncer que mais mata homens no mundo.

O RECADO DE PIOVESAN

“A prevenção é a detecção precoce do câncer de próstata. Não temos como prevenir o aparecimento da doença e diminuir o risco de ela acontecer, mas temos como identificar cedo. E é isso que muda o jogo na hora da cura do câncer de próstata. Quando é feito o diagnóstico cedo, as possibilidades de tratamento e a chance de cura são maiores”.

AINDA A RESPEITO

Conforme explicou o médico uro-oncologista, Luís Felipe Piovesan, o câncer de próstata é uma doença que não apresenta sintomas. Por isso, homens que fazem parte dos grupos considerados de risco devem dar atenção especial para o diagnóstico precoce. “Precisamos deixar claro que o câncer de próstata não dá sintomas. Quando o paciente começa a sentir algum sintoma, é tarde demais. A doença já se espalhou para outros órgãos. Então, é preciso enfatizar que todos os homens, dentro das faixas de risco, precisam fazer exames preventivos, em especial os assintomáticos”.

FAIXA ETÁRIA

Homens com mais de 50 anos, independente de ter sintomas ou não, devem procurar o urologista para fazer, anualmente, o exame de toque retal e o exame de sangue PSA. “Quando os homens têm histórico familiar da doença ou são afrodescendentes, esse acompanhamento deve começar aos 45 anos de idade. São populações que têm um risco um pouco maior”, orienta o especialista.

Deputado Caropreso (Esquerda) e o especialista Doutor Piovesan e os dados preocupantes sobre câncer de próstata em SC

ENTAMOS FICAMOS ASSIM…

Se um único homem, ao ler este conteúdo, resolver agenda o exame de próstata, o post já valeu a pena. Aqui em Lages, os profissionais da Urolages, da Vitta Medicina e outros como Álvaro Vedana, Eduardo Tanaka, Rodrigo Carvalho dos Reis e muitos especialistas atendem você. Caso o novembro azul torne a agenda mais complicada, marque para dezembro, janeiro, fevereiro. Prevenção não tem época do ano. Deve ser feita sempre!

***

Abaixo conteúdo publicitário!

EMPÓRIO DAS CARNES LEMBRA VOCÊ…

O tradicional chester desossado recheado que é sucesso na mesa dos lageanos a partir do preparo pelo Empório das Carnes!

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *