Geral

Ação prática de mobilidade em Lages

AVENIDA CASTELO BRANCO GANHA CICLOFAIXA. E NO BAIRRO SANTA MARIA HAVERÁ MUDANÇA NO TRÂNSITO

Nada contra, muito pelo contrário. É excelente a iniciativa liderada pelo secretário de Planejamento, Gabriel Córdova (Seplam) em relação ao plano de mobilidade que está vindo ao mundo em Lages. A cidade precisa, como observa Gabriel, ser pensada e planejada a curto, médio e longo prazo. Mas enquanto os estudos seguem, há ações práticas pertinentes para dar fluidez no trânsito e ainda para proteger protagonistas dessa mobilidade, como os ciclistas.

NESSE SENTIDO

Foi pensada, planejada e executada a implantação de uma ciclofaixa na Avenida Castelo Branco. Essa via que começa lá na estação Ferroviária corta três bairros e chega até a Avenida Dom Pedro II, passando pela Uniplac. No trajeto, a Diretran, através da área de Engenharia de Trânsito, avaliou, mediu e executou pintura e sinalização para delimitar o espaço exclusivo para ciclistas.

Nesta vista do alto se percebe que a avenida ficou com uma pista de rolamento, espaço de estacionamento e a ciclofaixa, tudo com sinalização dentro dos padrões do CTB

BOM EXEMPLO PRÁTICO

Naturalmente que a gente destaca a visão e o esforço, do secretário Gabriel Córdova ao diretor de Trânsito, Newton Silveira Júnior, passando pelo engenheiro Sérgio Todeschini, com as respectivas equipes, porque são essas ações práticas que nortearão essa mobilidade tão necessária para Lages. Tanto para veículos quanto para pedestres e ciclistas.

Com direito ao contraste do sol se pondo, esse registro mostra como a avenida ficou com aspecto de segurança e mobilidade com a providência. Se as obras de asfaltamento de um pedaço da Avenida Ponte Grande vingarem – e há torcida enorme para isso – a nova via se interligará à Avenida Castelo Branco permitindo uma mobilidade bem interessante para acesso ao Centro.

MAIS BONS EXEMPLOS:

MUDANÇA NO BAIRRO SANTA MARIA

Outra ação que está em vias de ser sacramentada em relação à mobilidade (e segurança) se visualiza no bairro Santa Maria. Ocorre que o sobe e desce de veículos ao lado do Colégio Rubens de Arruda Ramos se tornou muito intenso. Por outro lado, caminhões estão deixando a Avenida Camões e invadindo o bairro Santa Maria antes de sair na BR-282. Qual providência está sendo construída? Um binário invertendo o sentido da rua ao lado do Posto Rex e deixando a via ao lado do Colégio Rubens em mão única.

E…

Com isso dá segurança para estudantes, professores e familiares em relação ao colégio e retira os caminhões da via paralela ao Rex, direcionando-os para a via marginal da BR-282 que tem asfalto com capacidade para suportar trânsito pesado. E a própria rua Campos Sales, recém asfaltada, não sofre com o impacto do trânsito pesado no trecho próximo à rodovia federal. Coisa que antes de ser executada foi pensada. E isso faz a diferença na dita mobilidade, que requer essas soluções inteligentes.

Aqui uma ideia da alteração simples, mas com resultados que a Diretran, através da área de engenharia de trânsito, tudo via Seplam, implementa nesse lado de Lages.

Quando concluída a sinalização, a rua paralela ao Posto Rex terá mão invertida em relação a atual direção, somente subindo para a Avenida Camões (porque para descer tem a via marginal da BR-282). A rua Hermes da Fonseca, paralela ao Colégio Rubens somente descerá. E a Rua Nilo Peçanha (que sai ali na Disauto) segue com a opção de mão dupla. Tudo interligando à recém pavimentada rua Campos Sales.

Compartilhe

1 thought on “Ação prática de mobilidade em Lages”

  1. E pra quem vem do Parque e que acessar a 282 sentido capital? Vai ter que seguir até a Disauto e descer para a Campos Sales da mesma forma.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *