Geral

Quantos médicos atuam na UPA?

DEMANDA DE ATENDIMENTO AUMENTOU E ESTRUTURA TEM MAIS MÉDICOS QUE O PREVISTO PARA SEU PADRÃO PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Também por causa da volta do atendimento pediátrico na UPA, a demanda aumentou de forma significativa, pelos dados constatados na primeira quinzena de maio. O aumento médio foi de 24% nos atendimentos, passando de 393 em média no mês de abril, por dia, para 488.

TIPO DE ATENDIMENTO

Pelos dados catalogados, 85% dos atendimentos na UPA não são urgentes, são considerados classificação de risco na cor verde, ou seja, são atendimentos que não precisariam estar na porta da UPA. Significa que de cada 20 atendimentos, somente três se enquadram na urgência exigida para o atendimento rápido da UPA. Naturalmente que, na dúvida, pacientes e familiares batem à porta, na busca do atendimento.

QUANTIDADE DE MÉDICOS

Há uma sequência de reclamações por demora no atendimento. Entretanto, a UPA de Lages está habilitada no Ministério da Saúde para trabalhar com 3 médicos por período com uma demanda de 7 mil pacientes ao mês. Entretanto, em abril foram 11.791 pessoas atendidas e a quantidade de médicos à disposição é bem maior. São 7 médicos no período diurno, outros 6 profissionais médicos atendendo à noite e ainda 4 escalados para o trabalho da madrugada.

Nos 12 primeiros dias de maio a UPA já atendeu 6.343 pessoas. Neste ritmo, com a volta dos atendimentos pediátricos, a projeção é de passar de 16 mil atendimentos até o final do mês. Significa que 10% da população de Lages deve passar pela UPA em maio

RECLAMAÇÕES E MAIS RECLAMAÇÕES

Porque existe uma busca por atendimento predominantemente à tarde, quem se desloca à UPA ajuda a aumentar a demanda de espera que chega à 200 pessoas. Lógico que problema de saúde não marca hora, mas pela manhã o movimento é tranquilo e à noite mais ainda. As reclamações por demora, considerando uma demanda de 200 pessoas ao mesmo tempo esperando, deve se manter.

***

Abaixo conteúdo publicitário!

20 ANOS DE TERRA ENGENHARIA

DEIXANDO BOAS MARCAS EM LAGES E SC

Três dos vários empreendimentos imobiliários para você morar bem em Lages. Alguns já entregues, outros em fase de construção e acabamento…

Algumas das várias obras executadas pela equipe da Terra Engenharia em Santa Catarina

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *