Geral

Quantos morrem por ano em Lages?

DADO FOI CONSIDERADO PARA A LICITAÇÃO DE SERVIÇOS FUNERÁRIOS QUE OCORREM NESTA SEXTA-FEIRA, 21

Está programada para esta sexta-feira, 21, pela manhã a abertura de processo para escolher as oito pessoas jurídicas que irão executar serviços funerários de forma concessionada (autorizada pelo município). Os dados constam do seguinte resumo:

Consta do regramento que os funcionários de funerárias, a partir da licitação, terão que estar uniformizados e com crachás de identificação. As empresas deverão ter estrutura própria na cidade (sede ou filial). Todas deverão ter estoque mínimo de urnas (caixões). 

MÉDIA DE MORTOS POR ANO EM LAGES

Não encontramos esses dados em relação ao ano passado, mas como não é uma situação (de falecimentos) que foge muito da média histórica, porque a população de Lages oscila muito pouco, temos números de um estudo não tão recente. Desde aquela época (2018) já se tentava licitar os serviços funerários, atendendo a legislação, mas sempre algo travava o andamento do certame.

Os dados acima se referem a óbitos de diversas causas na cidade de Lages nos cinco anos entre 2012 e 2016, dando uma ideia próxima sobre demanda de serviços das funerárias na cidade. No último ano dos dados apresentados (2016), por exemplo, temos uma média superior a 4 sepultamentos por dia em Lages.

SOBRE A LICITAÇÃO DE SEXTA-FEIRA

A Prefeitura de Lages abrirá na sexta-feira, 21 de julho, as propostas com lances mínimos de R$ 256.636,26 às empresas interessadas em operar os serviços no regime concessionado. Qualquer empresa de todo o Brasil pode participar. A vantagem às funerárias já estabelecidas em Lages é o fato de já possuírem estrutura física instalada na cidade. Entretanto, terão que estar com a documentação em dia (certidões negativas atualizadas) sob o risco de não poderem se habilitar e apresentar propostas.

REFIS AJUDA

Como algumas funerárias já estabelecidas em Lages possuíam problemas relacionadas à documentação – especialmente tributos por pagar – o Refis que foi instituído no âmbito do município permite essa regularização. Daí que documentação não é impedimento para participar do certamente àquelas já estabelecidas.

Compartilhe

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *