Geral

Quartel da Ambiental Cabo Amarildo

HISTÓRIA TRISTE E AO MESMO TEMPO DE VALORIZAÇÃO ÀQUELES QUE DEDICAM A VIDA A SERVIR A SOCIEDADE

A Polícia Militar de Santa Catarina, em suas diversas ramificações de atuação (Rodoviária, Ostensivo Urbano e Patrulhamento Rural, Policiamento Ambiental) está cheia de exemplos e histórias de heroísmo que os integrantes da briosa protagonizam. Alguns desses exemplos, inclusive, acabam resultando na tristeza do desfalque nos quadros da PM, como é o caso do Cabo PM Amarildo Liz de Jesus.

A TRAJETÓRIA DE AMARILDO

Ele ingressou na Polícia Militar no longínquo 20 de março de 1984, atuando em Lages, São Joaquim e Otacílio Costa. Com 15 anos na corporação, quando da criação de uma SubUnidade da Polícia Ambiental (inicialmente com sede em Painel ali onde era a sede do Ibama), Cabo Amarildo foi convidado e se tornou um dos pioneiros da atuação na defesa e preservação ambiental na Serra pela PM. Colega nosso de curso de Ciências Sociais, Cabo Amarildo aplicou o conhecimento didático do curso para ensinar e orientar na preservação. No projeto Protetor Ambiental Mirim no ano de 2002 obteve reconhecimento em todos os âmbitos do Estado, pelo trabalho.

FALECIMENTO HÁ 18 ANOS

Na quarta-feira da semana que vem, dia 01, completam 18 anos da morte do Cabo Amarildo. Naquele dia primeiro de dezembro de 2003 o militar realizava uma aula externa em Campo Belo do Sul numa reserva particular de patrimônio cultural, com trilha sinalizada e todos os protocolos. Entretanto, duas alunas saíram da trilha e entraram nas águas do Rio Varão. Não conseguindo sair das águas, Cabo Amarildo adentrou e resgatou uma das alunas. Após isso, retornou para salvar a outra. Acabou ficando preso no fundo do rio e morrendo afogado, perdendo a vida em serviço.

RECONHECIMENTO A AMARILDO

Pelo ato heroico, falecimento em serviço e todo o conjunto de trabalho prestado, a Lei Estadual 18.247/21 estabeleceu o quartel sede da 1ª Companhia do 2º Batalhão de Polícia Militar Ambiental Polícia Ambiental de Lages como Quartel Cabo PM Amarildo Liz de Jesus. Uma forma da PM e da sociedade reconhecerem seus heróis.

Cabo Amarildo numa das atuações a campo, nesse registro de arquivo. O reconhecimento a ele que, a exemplo de vários colegas de farda, acabam tombando em serviço. Que sejam lembrados, reconhecimentos e reverenciados aqueles que dedicam a vida a proteger a vida

Compartilhe

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *